Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

2/9/2019 - Mairinque - SP

Secretaria de Saúde realiza treinamento sobre sarampo com servidores municipais




A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mairinque realizou na quarta-feira (28) um treinamento com os profissionais de todas as unidades de saúde para direcionar as ações de combate ao sarampo. A capacitação aconteceu no Centro de Educação e Cultura – Cemec e contou com a presença de, aproximadamente, 180 pessoas.

Além dos profissionais dos Postos de Saúde, e respeitando diretrizes do Ministério da Saúde, essa atividade também incluiu os funcionários do Centro de Especialidades e Diagnósticos Médicos – CDEM, Vigilância Sanitária, Centro de Reabilitação Bem-Me-Quer, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, Farmácia e Administrativo.

Na ocasião, o Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiologia, Luiz Pinheiro, explicou os principais pontos relacionados à liberação de vacinas na região. De acordo com ele, um cronograma foi estabelecido para que as Unidades Básicas – UBS e Estratégias de Saúde da Família – ESF sejam atendidas com doses da vacina contra o sarampo, pelos menos uma vez por semana.

“Essa determinação abrange o atendimento às crianças de 6 meses a 11 meses, que receberão uma dose da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola), a fim de intensificar a imunização. Lembrando que ainda deverão receber outras doses com 12 e 15 meses”, explica Luiz.

É importante esclarecer à população que os frascos disponibilizados contêm 10 doses da vacina, que precisam ser aplicadas no mesmo dia para evitar desperdícios. Em razão disso, os Postos de Saúde farão a imunização em dias específicos.

O Centro de Saúde da Vila Sorocabana possuirá doses disponíveis todos os dias úteis da semana, enquanto que as ESF Barreto Baixo e Dona Catarina vacinam nas segundas e sextas-feiras. Às terças e quintas, as UBS Barreto Alto e Três Lagoinhas farão a aplicação, sendo que a UBS do Jardim Flora atenderá apenas às terças-feiras.

Às quartas-feiras, os postos da Nova Mairinque, Jardim Vitória, Vila Granada, Moreiras, Porta do Sol e Cristal realizarão o serviço. A UBS da Nova Mairinque atende também às segundas-feiras, a ESF Jardim Vitória fará o atendimento também às segundas e sextas-feiras, e a UBS Granada também às sextas-feiras.

Para fazer a imunização, o cidadão poderá levar a carteirinha de vacinação em qualquer um dos postos citados. Pessoas com até 29 anos recebem até duas doses, adultos com idade entre 30 e 59 apenas uma e acima de 60 anos, nenhuma dose.

Dúvidas e mais informações podem ser consultadas na Vigilância Epidemiológica de Mairinque, localizada à Avenida 27 de Outubro, nº 149, Vila Sorocabana. O telefone para contato é (11) 4708-3574.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.