Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

16/11/2015 - Mairinque - SP

Saúde de Mairinque divulga balanço do Outubro Rosa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização que tem objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este trabalho acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço e a cor rosa. A Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque divulgou o balanço das ações realizadas em Mairinque referente a essa campanha.

Vale ressaltar que, entre todas as ações, a principal é a conscientização das mulheres para a realização do autoexame das mamas, um importante aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama. Importante destacar que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Durante todo o mês, em várias unidades de saúde da cidade foram realizados exames de papanicolau em livre demanda, pedidos de mamografia e orientações sobre o autoexame de mama.

Os servidores do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas (CDEM) e do Pronto Atendimento Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde vestiram a camiseta da campanha para incentivar as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia.

Vanessa Paulino, secretária municipal de Saúde alerta que “mesmo com todo o trabalho desenvolvido pela secretaria nos postos de saúde, e intensificado nesse mês, as mulheres devem fazer a sua parte, durante todo o ano, realizando o autoexame todos os meses e a qualquer sinal de anormalidade devem imediatamente procurar o posto de saúde. As chances de cura do câncer de mama aumentam quanto mais cedo for o diagnostico”.

“Agradeço todos os servidores da secretaria de Saúde, colaboradores externos e voluntários que auxiliaram com a campanha, pois mais do que vestirem rosa, abraçaram mesmo a causa, atitude que foi fundamental para o sucesso das nossas ações”, afirmou Vanessa.

Ações realizadas nos postos de saúde

No dia 24 de outubro o Centro de Saúde da Vila Sorocabana, realizou o dia D com exames depapanicolau em livre demanda, pedidos de mamografia, orientações sobre câncer de mama e o autoexame de mama, sorteios de brindes e maquiagem para as mulheres que realizaram os exames.

No posto de saúde do bairro Três Lagoinhas, o dia 31 de outubro foi o dia D com realização de exames de papanicolau em livre demanda, pedidos de mamografia, orientações sobre câncer de mama e o autoexame de mama. A nutricionista JosimaraGrinholi realizou uma palestra sobre os alimentos cancerígenos e também foram sorteados brindes e feito maquiagem, cabelo e unha, para as mulheres que realizaram os exames.“Queremos agradecer aos voluntários Maria de Lourdes, Estela, Amanda Trindade, Elisa ( artesanato); Cabeleireiras Gil, Aline, Susana, Sonia; Manicure alunas da OSEP; Massagem Noriene; Servidores do posto Vicentina, Sofia, Elaine, Lara, Michele e Andréa; Professora Juliana voluntária que deu aula de Zumba e os colaboradores que fizeram doações vereador Abner Segura, Dr Vanderlei, Jorge ( Farmácia Oriente), Intimidade Perfumaria, Nino Supermercados, Mil Coisas, Sadami, Andréia casa de ração”, afirmou a equipe do posto.

No posto da Vila Barreto Baixo foi realizado o dia D, no dia 20 realizando também papanicolau em livre demanda, pedidos de mamografia. Uma palestra foi proferida pelaDrª Mariana Braga Falcãosobre orientações sobre câncer de mama e o autoexame de mama, também foi sorteado brindes e feito maquiagem para as mulheres que realizaram os exames.

 

O dia D, também foi realizado no posto de saúde do Vitória Alto com realização de papanicolau em livre demanda, pedidos de mamografia, orientações sobre câncer de mama e o auto-exame de mama, também foram sorteados brindes e feito maquiagem para as mulheres que realizaram os exames.

No posto de saúde do Jardim Flora o dia D foi feito no dia 29, com realização de exames de papanicolau em livre demanda, palestra sobre a prevenção do câncer de mama, a importância da mamografia e a realização correta do autoexame de mama evento que foi finalizado com café da manhã para as mulheres que participaram.

“Queremos,em nome de toda a secretaria, agradecer imensamente a Daniela, representante da AVON, que realizou o patrocínio das camisetas, dos brindes e das maquiagens”, finalizou a secretaria.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor, mas que se, diagnosticado logo tem cura. O tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, é o câncer de mama que responde por 25% dos casos novos a cada ano.

Cerca de quatro em cada cinco casos de câncer de mama ocorrem após os 50 anos. O caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença, mas apenas parentes de primeiro grau como mãe ou irmãs.

Além de estar atenta ao próprio corpo, o Ministério da Saúde recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (mesmo quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço (nódulo) fixo endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos. Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama, por isso precisam de avaliação médica.

O câncer de mama pode ser evitado quando são adotadas medidas saudáveis como praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.