Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018

Mais lidas da semana

30/1/2015 - Mairinque - SP

Saúde adverte para possibilidade de surtos de dengue em Mairinque




da assessoria de imprensa 

Cinco casos confirmados , mais de cinquenta notificações em todos os bairros da cidade, além  do agravante da febre do chikungunya, também transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, colocam Mairinque em estado de alerta  com a possibilidade de grandes surtos de dengue no município. Números divulgados pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba revelam que a proliferação do mosquito transmissor está fora de controle na cidade de Iperó e a situação é preocupante em Sorocaba e Votorantim.

“As estatísticas são desfavoráveis em todos os municípios, isso inclui Mairinque. Os números  têm mostrado que este ano a situação será atípica e a população precisa se prevenir para evitar uma possível epidemia”, adverte Luiz Pinheiro, chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque.

Segundo ele, a DVE continua, diariamente, a desenvolver o trabalho de conscientização, busca ativa de casa em casa, bloqueios em casos de suspeitas e atividade de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no município. “Temos constatado que a população, em sua grande maioria, não tem tomado os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Constatamos que mesmo as pessoas que contraíram dengue em 2014 não estão cuidando dos seus quintais como deveriam”, relata Luiz Pinheiro.

Prevenção

A Divisão da Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque orienta que a melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. É aí que a fêmea, que pode estar infectada, bota seus ovos.

Caixa d´água

A casa caixa d´água externa precisa estar bem tampada. O ideal é usar uma tela e depois a tampa. Uma frestinha já permite a passagem do mosquito.

Tanque

Tanques de lavar roupas, principalmente aqueles que não são muito usados, não podem estar entupidos, para não acumular água.

Vasilhames

Deixe os baldes, bacias e outros vasilhames  que possam acumular água virados com a boca para baixo.

Calhas

Limpe as calhas da sua casa com frequência, para evitar que galhos e folhas impeçam o escoamento da água.

Brinquedos

Se o seu filho brincou no quintal ou na sacada do apartamento, peça para que ele recolha os brinquedos. Carrinhos e baldinhos, por exemplo, podem acumular água.

Garrafas

Garrafas pet, assim como as tampas, são recipientes propícios para o mosquito. Aproveite esse material e recicle. Você pode ainda ajudar seu filho a fazer um brinquedo.

Piscinas

As piscinas merecem atenção. Nas que recebem cloro, é mais difícil o mosquito depositar os ovos, mas é preciso lavar as bordas com esponja. As menores devem ser esvaziadas e lavadas com água, esponja e sabão duas vezes por semana.

Plantas

Se as plantas ficam no lado de fora da casa, não precisam de suporte. No caso daquelas penduradas, como samambaias, uma opção é deixar o prato ao contrário, só para apoiar a planta, ou bem grudado a ela. Outra dica é colocar no prato areia grossa, até a borda. As plantas aquáticas e vasos de rosas merecem atenção. Lave-os com escova e sabão e troque a água duas vezes por semana.

Pneus

Se o pneu virou um balanço para o seu filho, faça três furos na parte inferior, para não acumular água. Se você usa para jardinagem, preencha-o com terra ou areia.

Bebedouros

Os bebedouros do seu animal de estimação também são alvo da dengue. Lave-os, com esponja e sabão e coloque água fresca, de preferência, diariamente. Se for viajar, é melhor guardar.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.