Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

9/10/2015 - Mairinque - SP

Revista IstoÉ inclui Mairinque entre as melhores cidades do Brasil




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Mairinque está entre as melhores cidades do Brasil nos quesitos Indicadores fiscais, de acordo com o anuário As Melhores Cidades do Brasil 2015 publicado pela Revista IstoÉ em parceria com a consultoria Austin Ratings. Binho Merguizo, ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do vice-governador de São Paulo, Márcio França e do presidente-executivo da Editora Três, Caco Azulgaray participou da cerimônia de premiação que aconteceu em São Paulo, no último dia 17. Nesta ocasião, estavam presentes os prefeitos das cinquenta primeiras cidades em cada categoria, onde os primeiros do ranking foram premiados.

“Essa classificação é extremamente positiva para Mairinque, afinal o levantamento envolveu os 5.565 municípios do Brasil. A premiação é uma mostra da seriedade que tratamos a gestão da coisa pública, principalmente nas áreas contábil, administrativa e financeira. Desde o primeiro ano da nossa gestão obtivemos parecer favorável do Tribunal de Contas nas prestações de contas da Prefeitura. O dinheiro público merece cuidado redobrado”, finalizou Binho Merguizo.

O levantamento inédito da Revista IstoÉ foi feito com base em mais de 500 indicadores, que foram agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital. Caco Azulgaray, na abertura da cerimônia de premiação, destacou a importância do levantamento. "Em um momento econômico e político tão delicado como o que vivemos, assumimos o papel da vigilância da democracia e da gestão pública", disse ele.

Em conversa privada com Binho Merguizo, Azulgaray parabenizou o prefeito pelos índices obtidos pela gestão municipal mairinquense. “Nesse momento de crise temos que aplaudir os bons exemplos e esperamos que Mairinque esteja aqui de novo no ano que vem para confirmar os êxitos obtidos em 2015”, disse o presidente-executivo da Editora Três.

Selo de qualidade

Editorial publicado na Revista IstoÉ destaca que, por ter concebido a partir de dados oficiais, o anuário As Melhores Cidades do Brasil 2015 “pode ser visto também como uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do País. A um ano das eleições municipais, o estudo representa um instrumento vital para que os prefeitos apresentem o legado de suas gestões”.

O economista-chefe da Austin Ratings, Alex Agostin, afirmou que, mesmo com dados públicos, o grande desafio do levantamento foi cruzar indicadores tão volumosos e tão díspares quanto os analisados para a realização do ranking. "Foi necessário pelo menos seis meses para analisar detalhadamente todos esses números, foi um feito inédito no Brasil", disse Ratings.

Os 5.565 municípios brasileiros foram divididos em três categorias: Grande, Médio e Pequeno Porte. Mairinque está incluída nesta última classificação que abrange pouco mais de 2.400 cidades do País.  Dentre os municípios de Pequeno Porte, na Classificação Geral Mairinque ocupa o 96º lugar e no quesito “Indicadores Fiscais”, que avalia a execução do orçamento, aplicação na saúde, educação e sustentabilidade financeira.

Mairinque ficou na 34ª posição no quesito “Execução do Orçamento” que mostra o equilíbrio entre receitas e despesas no gerenciamento dos recursos.

Histórico positivo

Em 2013, primeiro ano da administração peemedebista de Binho Merguizo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer favorável sobre as contas da Prefeitura Municipal de Mairinque. Isso quer dizer que, diferentemente de anos anteriores, o TCE atestou que Binho cumpriu suas obrigações de gestão nas áreas de gestão, contábil, administrativa e financeira.

Nem sempre foi assim. No exercício de 2010, os órgãos do TCE, a Assessoria Técnica Jurídica (ATJ), a Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e o Ministério Público de Contas (MPC) deram parecer desfavorável às contas da Prefeitura que recorreu da decisão e perdeu. O mesmo ocorreu em 2011 e 2012. A Prefeitura, então voltou a recorrer dos dois pareceres, perdeu em 2011 e aguarda decisão do recurso de 2012.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.