Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

10/12/2014 - Mairinque - SP

Projeto 'Direto da Horta' encerra atividades de 2014 em evento com alunos da rede pública




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

O projeto é uma iniciativa da Fundação Cargill (mantida pela empresa Cargill Agrícola S/A) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e seu lema é “Acreditando na alimentação saudável, sustentável e acessível”. Em novembro, aconteceu a finalização do projeto ‘Direto da Horta’, na sede da Cargill em Mairinque, reunindo todos os voluntários da Fundação Cargill do município, sob a coordenação de Fabio Arruda, idealizador do projeto.

Concurso de Receitas 

Para fechar o projeto ‘Direto da Horta’ com chave de ouro, a atividade final foi o Concurso de Receitas entre as escolas do município. Estiveram presentes, além dos voluntários da Fundação Cargill, jurados, nutricionistas, representantes das escolas públicas municipais e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Todas as escolas fizeram uma apresentação muito bonita e com muita criatividade. Vale ressaltar a importância da parceria entre escola e pais, a integração do aluno, a conscientização sobre a importância da nutrição, alementos saudáveis e da sustentabilidade em sua produção.

Cada receita apresentada no concurso teve a sua peculiaridade e trouxe algum ingrediente produzido na horta da escola. A escola vencedora foi muito criativa com a receita ‘Navegação Divertida’, apresentando um barco com base de pepino, usando a casca da abobrinha para montar a vela e gelatina com água de coco para simbolizar o mar. O 2º colocado, além de uma saborosa torta, introduziu a didática escolar em todo o processo da receita. Com conceitos da matemática, sugeriu aos alunos para levantar o custo dos ingredientes e também incluiu a literatura, montando um poema. Já a 3ª e 5ª escolas trouxeram uma proposta diferente: doce com legume e/ou verdura. A 4ª colocada apresentou o maior número de ingredientes vindo da horta, e a 6ª escola trouxe uma proposta com espinafre.

Os números desse projeto

No anúncio dos vencedores, Cleonice Souza (voluntária da Fundação Cargill por 13 anos), usou todo seu carisma e sua animação, empolgando a todos e fazendo com que as escolas se sentissem campeãs. O projeto atingiu os objetivos da Fundação Cargill: ensinou, educou, cultivou, aproximou e estimulou a sociedade a produzir alimentos e promover refeições com receitas nutritivas, sustentáveis e equilibradas. Foram ao todo 10 escolas participantes e 6 escolas finalistas, reunindo alunos do 1º ao 5ª ano, totalizando 2.556 alunos. Vinte e cinco receitas foram inscritas e o impacto direto do projeto atingiu, em 2014, aproximadamente 10.000 pessoas.

Os investimentos do projeto neste ano giraram em torno dos R$ 70.000,00. “Quero enviar um agradecimento especial a todos os voluntários por acreditar e fazer a diferença na comunidade. Foi feito um ótimo trabalho por toda a equipe nos bastidores. Gostaria também de agradecer a participação da Secretaria da Educação e Cultura em nosso projeto. Fica uma sugestão para implementação no calendário da rede pública municipal de educação nos próximos anos, pois é um projeto sustentável e simples. É muito importante a credibilidade e a confiança que as empresas de Mairinque têm depositado na Secretaria Municipal de Educação, quando nos procuram para construir parcerias em benefício das crianças”, finalizou Fabio Arruda, idealizador do projeto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.