Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

28/4/2016 - Mairinque - SP

Plano de Mobilidade Urbana de Mairinque entra na fase final




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Em desenvolvimento desde fevereiro de 2015, o Plano de Mobilidade Urbana de Mairinque já está em fase de finalização e será apresentado à população, por meio de audiência pública, próximas semanas. O Plano foi desenvolvido pela empresa URBA – Arquitetura e Design para Cidades Ltda - ME, contratada por meio de licitação para realizar o projeto.

 “Para conseguirmos dados conclusivos do Plano de Mobilidade, contratamos uma empresa especializada, que por 14 meses, realizou todos os estudos necessários para atender nossas necessidades. O levantamento foi feito mensalmente, para que os dados sejam mais realistas possíveis, considerando o “funcionamento da cidade durante o ano todo”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Obras, Claudinei Rosa.

A elaboração passou por diversas etapas nos últimos meses - Apresentação Metodológica, Levantamento de Dados, Visitas de Campo, Diagnóstico, Diagnóstico Consolidado, Termo Propositivo, Audiência Pública, Ajustes por Sugestões da Audiência e Minuta de Projeto de Lei.

De acordo com o coordenador dos Planos de Mobilidade da URBA, Rogério Alves dos Santos, as principais mudanças propostas dizem respeito ao uso e ocupação do solo que leva em conta novos empreendimentos que devem respeitaras novas Diretrizes viárias. Foi considerada a necessidade de ligação entre os bairros com o devido respeito às normas de acessibilidade.

Na área Central o Plano destaca a implantação de cinco conjuntos semafóricos, além da necessidade de reforço de sinalização. Os locais para implantação de semáforos na área central são: Rua Antonio Zecchi X Av. Francisco de Assis Pinto de Oliveira; Rua Monteiro Lobato X Rua Santos Dumont; Av. Mitsuke X Av. Chile; Av. Mitsuke x Av. Dr. José Maria Whitaker e para Travessia de Pedestres na Praça Senador José Ermírio de Moraes, na Vila Sorocabana.

“Tínhamos a percepção que o trânsito, principalmente na área central, precisava de adequações, já que o volume de carros e pedestres cresceu muito nos últimos anos. Toda a reestruturação apontada pelo Plano de Mobilidade Urbana deve ser colocada em prática nos próximos cinco anos, começando pela implantação do conjunto semafórico, que entendemos ter prioridade para otimizar o tráfego no local e, conseqüentemente, oferecer mais segurança para os motoristas e pedestres”, enfatizou o prefeito.

Para o Transporte Público fica estipulada a integração temporal, com a adoção do Bilhete Único como forma à reestruturar todo o sistema de transporte; a  integração das bicicletas nos trajetos para algumas linhas; e ainda fazer a reestruturação e padronização dos pontos e abrigos.

“Vamos dar sequência ao projeto conforme as principais necessidades apontadas pelas pesquisas. Esse plano veio para contribuir, não só em curto prazo para o município, mas como um verdadeiro legado, que será vital para o desenvolvimento, planejamento e gestão dos serviços de transporte público, bem como do sistema de transporte escolar, sistema viário e trânsito”, finalizou o prefeito de Mairinque. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.