Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

23/10/2015 - Mairinque - SP

Mairinque receberá teatro móvel abastecido com energia solar




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

O Teatro a Bordo levará a Mairinque dois dias de atividades gratuitas em seu contênier que se transforma em um palco, abastecido com energia solar. Nos dias 30 e 31 de outubro, a trupe estacionará na Praça Kiko e Chico, no Jardim Cruzeiro, e fará visitas a escolas, cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e trará apresentações de artistas locais. O projeto acontece em parceria com a CCR ViaOeste e a Prefeitura Municipal de Mairinque, através da Secretaria Muncipal de Educação e Cultura e faz parte das comemorações dos 125 anos de fundação do município.

O projeto tem quase oito anos de estrada e já foi visto por mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras. Nesta temporada, o contêiner-teatro se transformou. De maneira sustentável, o caminhão agora tem a capacidade de gerar a eletricidade que ilumina seus espetáculos, dando vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. O Teatro a Bordo tem inspiração nas trupes da commedia dell'arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças. Seguindo o exemplo das antigas companhias de teatro que, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às suas histórias.

"Instalamos módulos fotovoltaicos em nosso contêiner-teatro para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso àcultura", explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

Segundo Talita, ainda assim, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, atendemos a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa. 

A Caravana Teatro a Bordo tem o patrocínio da CCR ViaOeste, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Instituto CCR e da Prefeitura Municipal de Mairinque. Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, destaca que o diferencial do Teatro a Bordo é conseguir unir cultura e sustentabiliade de maneira lúdica e atrativa. “O formato criativo do teatro consegue atrair o público, despertando a comunidade para a cultura. Acreditamos que este é um dos caminhos para a formação de cidadãos melhores”, explica o gestor. 

 

Programação

O Teatro a Bordo oferece diversidade em sua programação: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

DIA 30 DE OUTUBRO - Sexta-feira (A chegança dos artistas)

10h e  14h - Cortejo de chegança dos artistas nas escolas

15h às 17h - Oficina-Intervenção Bonecos Brincantes na Praça

17h - Cortejo de chegança dos Artistas na Praça

 

DIA 31 DE OUTUBRO – Sábado (As apresentações na praça)

14h - Oficina-Intervenção Bonecos Brincantes

16h30 - Teatro Embornal de Histórias

18h - Apresentações dos Artistas da cidade

19H30 - Vídeo

20h - Teatro de Sol a Sol

 

Sinopses

CORTEJO DE CHEGANÇA 

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e músicos e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS BRINCANTES

Oficina-Intervenção. Duração de 120min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados serácriada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

 

EMBORNAL DE HISTÓRIAS

Espetáculo de teatro. Duração de 50min. Com Grupo Teatro Aberto.

Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano, com narração de contos recolhidos por Câmara Cascudo. 

 

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.