Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019

12/6/2015 - Mairinque - SP

Mairinque realiza uma grande Semana do Meio Ambiente




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A semana do Meio Ambiente em Mairinque, comemorada este ano de 8 a 15 de junho, sob o tema “O futuro se planta no presente”, novamente vem tendo grande participação popular, e uma programação rica em conteúdo e ações ligadas ao meio ambiente. Nos oito dias de eventos estão sendo realizadas atividades inéditas no município, destacando Mairinque como uma cidade preocupada com a preservação ambiental e onde o poder público municipal se engaja na luta pela conscientização de sua população. Confira a seguir o que já aconteceu e o que está programado.

Dia 08/06

Nesta segunda-feira, realizou-se o lançamento do projeto ‘Coletivo Estação Ambiental’ no Horto Florestal Antônio Anselmo. Trata-se um grupo aberto que propõe discutir, analisar e realizar ações relacionadas às questões ambientais na cidade.

O lançamento do ‘Coletivo’ contou com a presença dos principais segmentos da comunidade: muitos jovens de diversas comunidades, representantes da Escola Estadual Professora Altina Júlia de Oliveira, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, do Departamento de Cultura, do Instituto Brasileiro Jornada Ecológica (IBRAJE) e da ONG SOS Itupararanga.

Na oportunidade, o empresário mairinquense e diretor da Fiesp, Élvio Lorieri, comentou que “essa iniciativa é muito importante para que cada um de nós possamos, não somente pensar o meio ambiente, mas intervir de forma positiva e prática. Se cada um cuidar de seu meio ambiente já é um bom começo”, frisou o empresário.

O ‘Coletivo’ inclusive já traçou suas primeiras ações: manutenção dos plantios realizados pelo Departamento de Meio Ambiente, alguns trabalhos iniciais no Horto Florestal e a participação do grupo na Feira Ecológica e Feira de Trocas que acontecerão em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Dia 09/06

Na terça-feira aconteceu o plantio de mudas no entorno da lixeira coletiva localizada no trevo do bairro Setubal. Este local foi recentemente revitalizado pela administração municipal. Os alunos da escola municipal Profº Horácio Ribeiro é que realizaram o plantio e que também serão os responsáveis pela manutenção e cuidado daquela área. Segundo a diretora da escola, Juliana Barbosa C. Vasconcelos, “é importante ações como essas, que envolvem as crianças, pois elas devem atuar como ‘fiscais da natureza’, multiplicando o conhecimento, cuidando e mantendo o plantio realizado”. No período da tarde, a equipe do Departamento realizou outro trabalho de manutenção do plantio em área de nascente no bairro Reneville.

Dia 10/06

Na quarta-feira, dando continuidade aos plantios pela cidade envolvendo crianças das escolas municipais, foram convocados os alunos das escolas Profª Malviane de Aguiar e Profª Maria Helena Chesine. Realizou-se um grande plantio no entorno do campo de futebol do bairro Jardim Flora, tendo em vista que era uma antiga solicitação daquela comunidade, e na sequência a equipe de trabalho realizou a manutenção do plantio existente no bairro Nova Esperança. Tudo isso com grande participação da comunidade, vale registrar. “É importante ressaltar que, além das ações de plantio que recuperam áreas e preservam outras, estamos sempre envolvendo a população em todas nossas ações, pois entendemos que a participação popular faz toda a diferença e será ela quem cuidará desses espaços seja recuperando, seja preservando”, enfatizou Alice Martinez, diretora do Departamento de Meio Ambiente.

Dia 11/06

A quinta-feira foi marcada por um concorrido evento que agitou a Praça da Matriz, das 10h às 14h.  A Feira Ecológica trouxe exposições em tendas das várias entidades e empresas da cidade, e atrações como estas: exposição de trabalhos com reciclagem realizada dentro do programa Lição Verde (pela empresa UTEP), ‘Jogo da Água’ e doação de mudas de tempero (pela concessionária Saneaqua), Museu do Lixo Eletrônico e lançamento de campanha (pela ONG SOS Itupararanga e Coletivo Estação Ambiental) e materiais informativos, informações e doação de mudas (pelo Depto. de Meio Ambiente da Prefeitura).

Agende-se para os dias 13 e 15

A semana do Meio Ambiente de 2015 encerrará sua programação com dois belos eventos. Dia 13, sábado, acontecerá a 2ª Feira de Trocas na Praça da Vila Sorocabana, onde a população leva seus objetos em desuso para trocá-lo por algo de seu interesse. E no dia 15, segunda-feira, a última rodada de plantio de mudas com os alunos da rede pública municipal, no bairro Terras de São José.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.