Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

2/10/2014 - Mairinque - SP

Mairinque - Posto de coleta do Meio Ambiente envia trinta quilos de pilhas para reciclagem




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Uma caixa com trinta quilos de pilhas e baterias coletadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura segue, no início da próxima semana, um processo de destinação ambientalmente correto. Os equipamentos serão recolhidos pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), ação propiciada por uma parceria firmada entre a Prefeitura e a ABREE.

Alice Martinez, diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, conta que a instalação do ponto de coleta desses resíduos na Prefeitura ocorreu em março deste ano, durante a Semana da Água. A primeira remessa já está embalada e pronta para ser recolhida. A cada trinta quilos a ABREE é acionada e cuida de levar para reciclagem.

“Ciente dos impactos ao meio ambiente provocados pelo descarte indiscriminado de pilhas e baterias, optamos pela parceria com a Associação e pelo ponto de coleta aqui no Departamento”, explica a diretora. Segundo ela, o projeto inclui a instalação de outros pontos de coleta em todos os bairros do município.

Ela ressalta que a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos atua na implementação de sistemas coletivos de logística reversa de larga escala, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo que todo material coletado no Departamento segue um processo de destinação adequada.

De acordo com as orientações do Departamento de Meio Ambiente, o cidadão não precisa atingir uma quantidade mínima para levar as pilhas e baterias ao ponto de coleta. “Qualquer quantidade, mesmo que seja apenas uma ou duas, pode ser trazida aqui par o ponto de coleta. Todos precisam ter ciência de que o descarte inadequado desse material provoca a contaminação do solo, das águas subterrâneas e dos alimentos”, adverte a diretora.

Alice Martinez esclarece que pilhas e baterias contêm metais pesados como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel, caracterizados como potencialmente perigosos a toda biodiversidade do planeta. “Além disso – ressalta - outras substâncias tóxicas presentes nesses produtos podem atingir e contaminar os lençóis freáticos e nascentes, o que compromete a qualidade desses corpos d’água, o abastecimento de água e a produção de alimentos”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.