Quinta-Feira, 2 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

7/12/2015 - Mairinque - SP

Mairinque comemora o aniversário da APA com apresentação dos projetos de meio ambiente




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A Prefeitura Municipal de Mairinque, através do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura realizou no último dia 2, na Câmara Municipal de Mairinque, o evento “Estação Ambiental” que teve como proposta apresentar à população os projetos de meio ambiente em fase de execução no município.

O evento, também, comemorou o aniversário da Área de Proteção Ambiental – APA de Itupararanga, que neste mês completa 17 anos de criação e se consolida como um importante instrumento do poder público para garantir a conservação de grandes remanescentes florestais e áreas produtoras de água, protegendo aproximadamente 24% do território do município de Mairinque no entorno da Represa Itupararanga.

Desde 2013, com a intensificação dos debates sobre os impactos significativos das mudanças climáticas, o Departamento de Meio Ambiente e Agricultura estabeleceu dois focos principais para atuação da administração nas questões ambientais, o Gerenciamento/Tratamento de Resíduos e a Proteção de Corpos D’água. “Neste cenário de instabilidade do clima, com a crise hídrica e seus efeitos drásticos, é fundamental que o poder público proteja as áreas naturais, que irão garantir a produção de água e a regulação climática mesmo em períodos de estiagem, além de atuar fortemente em projetos de reciclagem e tratamento de resíduos e efluentes, que irão reduzir os níveis de poluição e contaminação do solo e de corpos d’água”, ressaltou a diretora do Departamento, Alice Martinez. 

Muitos destes projetos têm elaboração exigida por leis e prazos apertados. “Foi uma corrida contra o tempo na preparação dos documentos e um esforço concentrado para obtenção de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e também junto às fundações e órgãos que apóiam ou financiam estes projetos”, disse a diretora.

O Prefeito Binho Merguizo, ao comentar sobre o assunto, afirmou que “neste contexto, a participação da população é um fator decisivo para a continuidade no desenvolvimento destes projetos, pois só com a adesão e a divulgação pela sociedade civil das ações propostas nestas temáticas é que as políticas serão consideradas eficazes”.

O objetivo geral dos projetos que foram apresentados no evento foi a implementação de políticas ambientais com controle social da população. Deste modo, uma das primeiras ações foi a de estudantes de Doutorado da Universidade de São Paulo (USP) com o projeto “Metodologias Participativas no Controle Social no Saneamento Básico”, que contou com o financiamento da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e foi executado em Mairinque e em Iperó.  A professora do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Cida, esteve  presente no “Estação Ambiental” para apresentar resumidamente o projeto, que viabilizou a discussão do Plano de Saneamento para toda a comunidade mairinquense. Das cidades que pertencem a Bacia Hidrográfica do Sorocaba Médio Tietê, Mairinque foi o único município que implantou o controle social (a participação popular implantada por lei e através da formação de um colegiado/conselho) no Saneamento.

O evento, também, contou com a presença da pesquisadora Dra. Fernanda do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsável pela execução de dois projetos ambientais na cidade, o “Plano de Encerramento do antigo lixão municipal” e o “Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Mairinque”. Ela apresentou os principais resultados alcançados e ainda respondeu à dúvidas da população relacionados ao tema.

Para contar um pouco do processo histórico dessa Unidade de Conservação, além de divulgar os benefícios associados a APA, o Gestor da Unidade, Pablo Campregher, falou aos presentes sobre a relação de parceira que a instituição tem com o município e a importância das ações realizadas na região.

Aconteceu, ainda, uma apresentação sobre a situação atual do projeto de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), encaminhado pela Saneaqua Mairinque, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto no município, ao Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente (Comdema). 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.