Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

19/10/2015 - Mairinque - SP

Mairinque apresentará circuito de música com artistas locais




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A 1ª edição do Circuito Itinerante Tião Campeiro, será realizada no próximo sábado, dia 17, a partir das 13h, no Polo Cultural da Vila Barreto. O projeto, idealizado por Sidan Rogozinski e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mairinque por meio do Departamento de Cultura, prevê uma série de seis edições que percorrerão seis bairros distintos.

Em cada edição haverá duas atrações musicais, sempre abrindo espaço para artistas mairinquenses mostrarem seu trabalho. A ideia do projeto é levar e dar espaço ao músico mairinquense, que por vezes, se vê sem alternativas para tocar em seu próprio município. A proposta também vem possibilitar que o morador de áreas mais distantes do centro da cidade, possa ter acesso à música produzida em Mairinque.

A primeira edição terá formato em dobro, como Inauguração do Projeto e também comemorando o 125.º Aniversário de Mairinque.

Homenageando um dos músicos mais relevantes de Mairinque, Tião Campeiro, o circuito pretende ser plural em sua curadoria, sempre visando dar espaço ao artista local.

Confira a programação:

14h – GPS do Sal (Hip Hop)

15h – Eleonor (Blues/Rock)

16h – Thalita Logullo (Street Dance)

17h – Hominídeos (Reggae Roots)

O Polo Cultural da Vila Barreto fica na Rua Guilherme Almeida, 57 (em frente à Escola Estadual José Pinto do Amaral.

Quem foi Tião Campeiro

O nome verdadeiro do cantor era Silvério Augusto Dias e ganhou o artístico de Tião Campeiro quando começou a carreira em homenagem ao amigo e também cantor Tião Carreiro, da dupla Tião Carreiro & Pardinho. Tião Campeiro ficou conhecido na década de 80 e chegou a fazer parceria com diversos cantores, entre eles, com Zé Batista formando a dupla Tião Campeiro & Zé Batista. Uma de suas últimas parcerias foi no ano passado, 2012, com Paulistano "Tião Campeiro & Paulistano.

O músico morava em Mairinque e ficou muito conhecido como locutor e apresentador de programa de rádio. Na extinta Rádio Universal de São Roque 1460 AM, na época, ele apresentava um programa de música sertaneja que se chamava “Programa Cantinho Sertanejo”, nome relacionado ao seu salão de baile. Tempo depois, também apresentou o programa "Manhã Sertaneja".

O programa na rádio era tradicional, começava logo ao amanhecer e era muito ouvido na época. Ele atendia pedidos, mandava abraços, informava a hora, contava “causos” e fazia brincadeiras. Tinha até uma voz de criança (gravada), mas, que conversava com ele e fazia perguntas.

Com o fechamento da Rádio Universal em 2002, Tião Campeiro foi para rádios comunitárias da região, inclusive continuando seu programa de manhã na Rádio Coluna FM de São Roque e nos últimos anos na Rádio Gazeta FM de Mairinque.

Tião compôs várias músicas entre elas Amigos Covardes, Arrependida, Dez mandamentos (c/ Alfredo Morais), O Trovador e a Saudade, Ramo Verde (c/ João Rodrigues) e Saudades (c/ Zé Matão). 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.