26/11/2014 - Mairinque - SP

Saúde de Mairinque realiza palestra sobre diabetes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Na última quarta-feira, dia 19, foi realizada, no posto da Estratégia de Saúde da Família Barreto Baixo, uma palestra sobre diabetes, ministrada pela enfermeira Niégy Elisa de Moraes Cavalcante e pela técnica de enfermagem Lara Cristina Fernandes, que juntas abordaram o diagnóstico, as doenças associadas, o tratamento, os riscos, os cuidados, hábitos alimentares e atividade física para pacientes diabéticos.

A proposta foi fornecer orientações aos pacientes diabéticos e alertar aos demais sobre a prevenção, já que hoje a maioria das pessoas com essa doença leva vida sedentária, tem hábitos alimentares abusivos e mostra excesso de peso.Ao final foi oferecido um café com sucos naturais feitos pelos agentes comunitários de saúde da unidade.

Sobre o Diabetes

O dia mundial de combate ao Diabetes é comemorado todos os anos, desde 1991 sempre no dia 14 de novembro. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem hoje no País 12 milhões de diabéticos. Esse aumento se deve principalmente ao sedentarismo e má alimentação.

Segundo a IDF, a cada ano, no mundo, sete milhões de pessoas desenvolvem diabetes. A entidade informa, ainda, que 3,8 milhões morrem anualmente de diabetes no mundo, o que faz da doença a quarta maior causa mundial de mortes.