12/6/2015 - Mairinque - SP

Principais atletas brasileiros da modalidade ‘patins in line’ estiveram em Mairinque

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Na tarde desta quarta-feira, dia 10, visitaram nosso município os campeões Continentais e das Américas da modalidade esportiva Patins in Line. O encontro aconteceu no Polo Cultural da Vila Barreto, e contou com a presença dos atletas Paulo Brito (Thor) e André Duarte. Eles estavam acompanhados dos diretores da ACEPPA do Brasil, Tae Nakashima (vice-presidente) e Guaracy Fernandes (relações institucionais); e ainda pelo professor Antônio Marcos Ramos e o auxiliar técnico César Canavezes.

A equipe foi calorosamente recebida pela coordenadora do Centro Comunitário Cultural da Vila Barreto, Nice Gaya; pela diretora do Departamento de Cultura de Mairinque, Mariana Cordeiro e pelos alunos das escolas públicas municipais José Pinto do Amaral, Emília Borges e Maria Helena Chesini.

Ambos os atletas, que também são professores da modalidade, vieram à Mairinque para compartilhar seus conhecimentos com nossos atletas que treinam no Polo Cultural. “Foi um evento raro. Esses campeões Continentais e das Américas, irão participar dentro de algumas semanas, de uma competição nas montanhas da Polônia, com muita neve e um frio de congelar. A competição, chamada de ‘Extreme’ é do tipo vale-tudo, onde os competidores descem a montanha com seus patins para gelo, tendo que saltar obstáculos naturais e todo o tipo de dificuldade que se possa imaginar. Um autêntico ‘salve-se quem puder’, para definir o grande campeão”, descreve Tae Nakashima.

Os atletas, detentores de inúmeros títulos nacionais e internacionais, demonstraram suas excelentes habilidades aos alunos das escolas ali presentes, apresentando manobras de diversas modalidades, como slalom e saltos (de extrema dificuldade), bem como outras manobras inéditas, criadas por eles próprios. Ao mesmo tempo iam respondendo às perguntas dos alunos, de forma divertida e descontraída. Foi uma atividade muito interessante e alegre, pois os alunos puderam interagir na apresentação.

Confraternização e aprendizado

Vale ressaltar ainda que esses atletas ‘radicais’ realizam também diversas ações sociais. O motivo dessa visita é para compartilhar as ricas experiências desses campeões com nossos atletas. “Convidamos os alunos que estão treinando karatê para um momento de confraternização e aprendizado”, concluiu Tae Nakashima.Essas visitas são organizadas pelo presidente da ACEPPA do Brasil, Kazurô Nakashima, como parte das atividades do Projeto Karatekinha (um dos departamentos da ACEPPA), e patrocinado pela CCR-ViaOeste. Atualmente são 240 alunos do município que, através das aulas de karatê, adquirem, além da disciplina inerente ao esporte, cidadania, ética, boas maneiras, beneficiando também suas famílias com curso e atividades educacionais.