25/2/2015 - Mairinque - SP

Mairinque tem sete casos confirmados de dengue e prepara mutirão no sábado

da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

Boletim divulgado nesta quarta-feira, 25, pela Vigilância Epidemiológica de Mairinque (VEM), aponta que foram notificados 103 de casos suspeitos de dengue no município, destes, foram confirmados sete casos positivos autóctones, isto é, contraídos no próprio município. Outros dez casos positivos foram contraídos em outras localidades.

Dentro das ações de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, a Vigilância epidemiológica em Mairinque, a VEM já agendou para este sábado, dia 28, das 8h às 15h, uma força tarefa nos bairros Vila Barreto, Granada, Bairro Manjolinho e Marmeleiro. O mutirão vai envolver toda a equipe de combate a dengue do município. No dia 24, foi realizada uma reunião com os diretores das escolas públicas e particulares do município para reforçar as ações junto aos alunos dessas instituições.

“Os casos estão espalhados por todo o município. Vamos visitar residências, conscientizar os moradores e eliminar eventuais criadouros do mosquito”, explicou o enfermeiro Luiz Pinheiro, chefe de Divisão de Vigilância.

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro foram realizados trabalhos de nebulização nos bairros do Cecap e do Marmeleiro. Segundo Luiz Pinheiro, o fumacê foi executado nas imediações de residências de pessoas com suspeita de infecção pelo Aedes.

“Não basta este tipo de ação, é necessária a conscientização da população, mudança de comportamentos, as pessoas precisam evitar jogar lixo em terrenos baldios, guardar pneus e vasilhames que possam servir de criadouros, devem, ainda, tampar caixas d’água e observar se não há acúmulo de água nos pratinhos das plantas”, orienta o chefe de Divisão.

Prevenção

A Divisão da Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque orienta que a melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. É aí que a fêmea, que pode estar infectada, bota seus ovos.

Caixa d’água

A caixa d´água externa precisa estar bem tampada. O ideal é usar uma tela e depois a tampa. Uma frestinha já permite a passagem do mosquito.

Tanque

Tanques de lavar roupas, principalmente aqueles que não são muito usados, não podem estar entupidos, para não acumular água.

Vasilhames

Deixe os baldes, bacias e outros vasilhames que possam acumular água virados com a boca para baixo.

Calhas

Limpe as calhas da sua casa com frequência, para evitar que galhos e folhas impeçam o escoamento da água.

Brinquedos

Se o seu filho brincou no quintal ou na sacada do apartamento, peça para que ele recolha os brinquedos. Carrinhos e baldinhos, por exemplo, podem acumular água.

Garrafas

Garrafas pet, assim como as tampas, são recipientes propícios para o mosquito. Aproveite esse material e recicle. Você pode ainda ajudar seu filho a fazer um brinquedo.

Piscinas

As piscinas merecem atenção. Nas que recebem cloro, é mais difícil o mosquito depositar os ovos, mas é preciso lavar as bordas com esponja. As menores devem ser esvaziadas e lavadas com água, esponja e sabão duas vezes por semana.

Plantas

Se as plantas ficam no lado de fora da casa, não precisam de suporte. No caso daquelas penduradas, como samambaias, uma opção é deixar o prato ao contrário, só para apoiar a planta, ou bem grudado a ela. Outra dica é colocar no prato areia grossa, até a borda. As plantas aquáticas e vasos de rosas merecem atenção. Lave-os com escova e sabão e troque a água duas vezes por semana.

Pneus

Se o pneu virou um balanço para o seu filho, faça três furos na parte inferior, para não acumular água. Se você usa para jardinagem, preencha-o com terra ou areia.

Bebedouros

Os bebedouros do seu animal de estimação também são alvo da dengue. Lave-os, com esponja e sabão e coloque água fresca, de preferência, diariamente. Se for viajar, é melhor guardar.