12/6/2015 - Mairinque - SP

Mairinque realiza uma grande Semana do Meio Ambiente

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A semana do Meio Ambiente em Mairinque, comemorada este ano de 8 a 15 de junho, sob o tema “O futuro se planta no presente”, novamente vem tendo grande participação popular, e uma programação rica em conteúdo e ações ligadas ao meio ambiente. Nos oito dias de eventos estão sendo realizadas atividades inéditas no município, destacando Mairinque como uma cidade preocupada com a preservação ambiental e onde o poder público municipal se engaja na luta pela conscientização de sua população. Confira a seguir o que já aconteceu e o que está programado.

Dia 08/06

Nesta segunda-feira, realizou-se o lançamento do projeto ‘Coletivo Estação Ambiental’ no Horto Florestal Antônio Anselmo. Trata-se um grupo aberto que propõe discutir, analisar e realizar ações relacionadas às questões ambientais na cidade.

O lançamento do ‘Coletivo’ contou com a presença dos principais segmentos da comunidade: muitos jovens de diversas comunidades, representantes da Escola Estadual Professora Altina Júlia de Oliveira, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, do Departamento de Cultura, do Instituto Brasileiro Jornada Ecológica (IBRAJE) e da ONG SOS Itupararanga.

Na oportunidade, o empresário mairinquense e diretor da Fiesp, Élvio Lorieri, comentou que “essa iniciativa é muito importante para que cada um de nós possamos, não somente pensar o meio ambiente, mas intervir de forma positiva e prática. Se cada um cuidar de seu meio ambiente já é um bom começo”, frisou o empresário.

O ‘Coletivo’ inclusive já traçou suas primeiras ações: manutenção dos plantios realizados pelo Departamento de Meio Ambiente, alguns trabalhos iniciais no Horto Florestal e a participação do grupo na Feira Ecológica e Feira de Trocas que acontecerão em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Dia 09/06

Na terça-feira aconteceu o plantio de mudas no entorno da lixeira coletiva localizada no trevo do bairro Setubal. Este local foi recentemente revitalizado pela administração municipal. Os alunos da escola municipal Profº Horácio Ribeiro é que realizaram o plantio e que também serão os responsáveis pela manutenção e cuidado daquela área. Segundo a diretora da escola, Juliana Barbosa C. Vasconcelos, “é importante ações como essas, que envolvem as crianças, pois elas devem atuar como ‘fiscais da natureza’, multiplicando o conhecimento, cuidando e mantendo o plantio realizado”. No período da tarde, a equipe do Departamento realizou outro trabalho de manutenção do plantio em área de nascente no bairro Reneville.

Dia 10/06

Na quarta-feira, dando continuidade aos plantios pela cidade envolvendo crianças das escolas municipais, foram convocados os alunos das escolas Profª Malviane de Aguiar e Profª Maria Helena Chesine. Realizou-se um grande plantio no entorno do campo de futebol do bairro Jardim Flora, tendo em vista que era uma antiga solicitação daquela comunidade, e na sequência a equipe de trabalho realizou a manutenção do plantio existente no bairro Nova Esperança. Tudo isso com grande participação da comunidade, vale registrar. “É importante ressaltar que, além das ações de plantio que recuperam áreas e preservam outras, estamos sempre envolvendo a população em todas nossas ações, pois entendemos que a participação popular faz toda a diferença e será ela quem cuidará desses espaços seja recuperando, seja preservando”, enfatizou Alice Martinez, diretora do Departamento de Meio Ambiente.

Dia 11/06

A quinta-feira foi marcada por um concorrido evento que agitou a Praça da Matriz, das 10h às 14h.  A Feira Ecológica trouxe exposições em tendas das várias entidades e empresas da cidade, e atrações como estas: exposição de trabalhos com reciclagem realizada dentro do programa Lição Verde (pela empresa UTEP), ‘Jogo da Água’ e doação de mudas de tempero (pela concessionária Saneaqua), Museu do Lixo Eletrônico e lançamento de campanha (pela ONG SOS Itupararanga e Coletivo Estação Ambiental) e materiais informativos, informações e doação de mudas (pelo Depto. de Meio Ambiente da Prefeitura).

Agende-se para os dias 13 e 15

A semana do Meio Ambiente de 2015 encerrará sua programação com dois belos eventos. Dia 13, sábado, acontecerá a 2ª Feira de Trocas na Praça da Vila Sorocabana, onde a população leva seus objetos em desuso para trocá-lo por algo de seu interesse. E no dia 15, segunda-feira, a última rodada de plantio de mudas com os alunos da rede pública municipal, no bairro Terras de São José.