18/6/2015 - Mairinque - SP

Mairinque realiza Conferência de Saúde e define propostas para a etapa regional

da assessoria de imprensa

Mais de duzentas pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Mairinque, na última sexta-feira, dia 12, no Centro Municipal de Educação e Cultura (CEMEC). Na ocasião foram eleitos os delegados que participarão da etapa regional da Conferência que acontece em Sorocaba nos dias 3 e 4 de julho deste ano.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mairinque, Paulo Orita Moribe, da secretária municipal de Saúde, Vanessa Paulino, dos vereadores Kioshi Hirakawa e Ildéia Maria de Souza, além de representantes das Promotoras Legais Populares de Mairinque.

Reunidos em grupos, os participantes da conferência direcionaram as discussões em torno de quatro diretrizes: Rede de Atenção Psicossocial; Logística de transporte na oferta de serviços de saúde; Ações e prevenção em saúde e Fluxo de atendimento de vários níveis de atenção à saúde. A partir dessas diretrizes foram elaboradas propostas que serão levadas para a etapa regional.

Entre as moções aprovadas na 5ª Conferência, uma delas propõe gestões junto ao Governo do Estado para o cumprimento das contrapartidas referentes à construção da Penitenciária Masculina no Bairro do Cristal. Segundo os signatários da moção, desde que o novo presídio passou a funcionar, o município não tem conseguido suprir as demandas na área de saúde, educação, coleta de lixo e abastecimento de água.

Ao final da conferência, foram eleitos para representar Mairinque na Conferência Regional, que acontecerá em Sorocaba, os delegados Joyce de Oliveira (Gestão), Bernadete Martiminiano, Aparecida Fabrício Jacob (Usuários) e Giovana Ferreira da Fonseca Kalteneger (trabalhadores).