25/9/2014 - Mairinque - SP

Mairinque - Melhor Idade visita Horto Florestal de Mairinque

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

No último dia 22, o grupo da Melhor Idade de Mairinque visitou a Trilha dos Sentidos que fica no Parque Municipal do Horto Florestal "Antônio Anselmo", em Mairinque. A chefe de divisão de Educação Ambiental da Prefeitura, Ana Paula Escobar Gonçalves, junto com as educadoras Monique Abib Boschini Teixeira e Vaneia Medina da Trindade recepcionaram o grupo no museu, onde contaram histórias do local e também apresentaram objetos e fotos antigas aos visitantes.

Francisco de Camargo, presidente do grupo Melhor Idade, informou que na área de convivência do parque o grupo observou e assim pode aprender um pouco mais sobre os insetos como o bicho-pau, as cobras, as aranhas e os escorpiões, animais que vivem e circulam no local.

Já na Trilha dos Sentidos, os visitantes vivenciaram várias experiências sensoriais, uma delas através do paladar onde degustaram o fruto do jatobá, que tem diversas propriedades medicinais. Através do olfato, eles puderam sentir e reconhecer o cheiro do eucalipto-limão, com o tato sentiram a textura de algumas sementes de árvores e de cipó como o araribá, a araucária, o cedro-rosa, o guapuruvu, o jatobá, o jequitibá, o pente de macaco.

A visão e a audição ficaram por conta dos sons da floresta e a presença de importantes e centenárias espécies de árvores, onde os visitantes, em um breve passeio pela mata, observaram algumas delas como jequitibá e jatobá, nativas da mata atlântica.

Ana Escobar afirmou que “o objetivo dos trabalhos foi estimular e conduzir a comunidade a mudar seus hábitos em relação à convivência harmoniosa com o ambiente natural e as demais espécies que o habitam”.

O presidente do grupo Melhor Idade, Francisco de Camargo, por sua vez, colocou que “o passeio foi excelente, o nosso pessoal gostou tanto que já estamos programando outra data. Uma coisa boa assim precisa ser vista mais vezes”.