19/6/2015 - Mairinque - SP

Mairinque exibirá filmes do Mazzaropi gratuitamente

da assessoria de imprensa

Além dos longas, também haverá exposição de fotos e show de comédia com André Mazzaroppi, filho do ator. Toda a programação terá entrada franca ao público.

Com mais de 30 filmes produzidos e uma trajetória no cinema nacional que marcou gerações, Amácio Mazzaropi, ou simplesmente o Jeca Tatu, desembarcará em Mairinque nesta semana, através do projeto “Tem um Jeca na cidade”, uma realização do Departamento de Cultura da Prefeitura de Mairinque.

O projeto terá Mostra de Cinema com exibições de filmes, exposição de fotos e um show com André Mazzaropi, filho do cineasta.

A exposição de fotos será realizada no saguão do Centro Municipal de Educação e Cultura, o Cemec, do dia 22 ao dia 27 de junho.

Os filmes serão exibidos em três locais. Na segunda-feira, dia 22, o bairro Dona Catarina recebe o filme ‘’Casinha Pequenina’’, às 19h, no Salão Paroquial de Santa Catarina. Terça-feira, dia 23, às 19h, o ‘’Centro Cultural Comunitário Polo Barreto’’ exibirá o filme ‘’Candinho’’.

Do dia 24 ao dia 26, no Cemec, às 19h serão exibidos os seguintes filmes: ‘’Jeca e o seu Filho Preto’’ (dia 24), ‘’O Filho do Jeca’’ (dia 25) e ‘’A Banda das Velhas Virgens’’ (dia 26).

Sábado, dia 27, será realizado um show de comédia, ao vivo, protagonizado pelo André Luiz, filho de Mazzaropi, que contará histórias e causos de seu pai, em um monólogo cômico/musical. Para todas as atividades a entrada é franca e liberado para todas as idades.

 

Mazzaropi

Criador e intérprete do personagem, Jeca Tatu e um dos maiores comediantes do país, Amácio Mazzaropi, produziu e atuou em 32 filmes entre as décadas de 50 e 80, em 28 anos de carreira, todos retratando a cultura caipira, contando histórias que abordavam o racismo, a religião, a política e até a ecologia, com simplicidade e bom humor, falando "a língua do povo", para o povo que o adorava.

Mesmo sendo considerado superficial pela crítica e pela elite intelectual, deixou uma marca na cultura nacional, seus filmes ainda atraem o público no interior do país.

 

Mazzaropi em Mairinque

O filme ‘Casinha Pequinina’ teve cenas gravadas em Mairinque, no ano de 1963, próximo ao viaduto onde fica localizado à Fepema e contava no elenco com nomes de peso como Tarcísio Meira, Luís Gustavo e Marly Marley.