18/3/2015 - Mairinque - SP

Mairinque contabiliza 27 casos de dengue e Prefeitura notifica terrenos abandonados

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Chega a 27 o número de casos autóctones de dengue em Mairinque. Outros 33 pacientes contraíram a doença em outros municípios, o que totaliza 60 casos positivos na cidade. Relatório divulgado nesta quinta-feira, 12 de março, pela diretoria da Vigilância Epidemiológica de Mairinque, aponta que já foram realizadas 230 notificações até o momento.

A Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de  Obras, tem realizado vistorias em terrenos abandonados, tanto no centro como nos bairros. Conforme explica Celso da Silveira Moraes Neto, fiscal de obras da Prefeitura, o Departamento de Obras tem procurado atender todas as denúncias que chegam sobre terrenos abandonados na cidade.

“Estamos trabalhando em parceria com a Vigilância Sanitária e notificando os proprietários para que limpem seus terrenos e eliminem os potenciais criadouros do mosquito. Caso não cumpram a notificação esses proprietários são multados”, explica o fiscal. Ele ressalta que a Prefeitura tem trabalhado para atualizar os cadastros de imóveis na cidade, pois muitas vezes a notificação chaga ao antigo proprietário que já vendeu o terreno.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque, em conjunto com outras secretarias e departamentos, desde o início deste ano já realizou uma série de arrastões nos bairros Monjolinho, Recanto dos Eucaliptos, Granada, Bairro Barreto, Nova Mairinque, Cecap, Nova Esperança e Jardim Vitória. Agentes Controladores de Vetores continua realizando bloqueios e nebulização nos locais preconizados pela Sucen.

Prevenção

A Divisão da Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque orienta que a melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. É aí que a fêmea, que pode estar infectada, bota seus ovos.

Caixa d’água

A casa caixa d´água externa precisa estar bem tampada. O ideal é usar uma tela e depois a tampa. Uma frestinha já permite a passagem do mosquito.

Tanque

Tanques de lavar roupas, principalmente aqueles que não são muito usados, não podem estar entupidos, para não acumular água.

Vasilhames

Deixe os baldes, bacias e outros vasilhames  que possam acumular água virados com a boca para baixo.

Calhas

Limpe as calhas da sua casa com frequência, para evitar que galhos e folhas impeçam o escoamento da água.

Brinquedos

Se o seu filho brincou no quintal ou na sacada do apartamento, peça para que ele recolha os brinquedos. Carrinhos e baldinhos, por exemplo, podem acumular água.

Garrafas

Garrafas pet, assim como as tampas, são recipientes propícios para o mosquito. Aproveite esse material e recicle. Você pode ainda ajudar seu filho a fazer um brinquedo.

Piscinas

As piscinas merecem atenção. Nas que recebem cloro, é mais difícil o mosquito depositar os ovos, mas é preciso lavar as bordas com esponja. As menores devem ser esvaziadas e lavadas com água, esponja e sabão duas vezes por semana.

Plantas

Se as plantas ficam no lado de fora da casa, não precisam de suporte. No caso daquelas penduradas, como samambaias, uma opção é deixar o prato ao contrário, só para apoiar a planta, ou bem grudado a ela. Outra dica é colocar no prato areia grossa, até a borda. As plantas aquáticas e vasos de rosas merecem atenção. Lave-os com escova e sabão e troque a água duas vezes por semana.

Pneus

Se o pneu virou um balanço para o seu filho, faça três furos na parte inferior, para não acumular água. Se você usa para jardinagem, preencha-o com terra ou areia.

Bebedouros

Os bebedouros do seu animal de estimação também são alvo da dengue. Lave-os, com esponja e sabão e coloque água fresca, de preferência, diariamente. Se for viajar, é melhor guardar.