28/1/2015 - Mairinque - SP

Grupo premiado no Proac anuncia temporada de teatro em Mairinque

da assessoria de imprensa

Lisa Camargo, encenadora teatral de Mairinque, iniciou na última semana os ensaios do espetáculo “Nada a Fazer: Processos Absurdos Sobre a Espera”. A montagem foi contemplada com um incentivo de R$ 50 mil concedido pela Secretaria Estadual de Cultura por meio do Programa de Ação Cultural (Proac). O grupo, com apoio da Prefeitura de Mairinque, realiza os ensaios no palco do Centro Educacional e Cultural (CEMEC) em Mairinque.

Como contrapartida, Lisa Camargo terá o compromisso de promover, entre julho e agosto deste ano, oito encenações do “Nada a Fazer...” em Mairinque e mais quatro nos municípios de Salto, Pilar do Sul, Tatuí e Votorantim, todos integrantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

“Esperando Godot”, de Samuel Beckett, além de outras obras relacionadas com o teatro do absurdo, movimento teatral desenvolvido na Europa nas décadas de 50 e 60, compõe o pano de fundo do espetáculo. “Conversamos muito sobre a adaptação da obra de Beckett, a reação do público à obra e entendemos que o interesse estaria nos poderosos símbolos e na ponderação da ideia de absurdo no panorama atual”, reflete Lisa.

Em outras palavras, ela coloca que procura mostrar um teatro “não a partir de um texto, mas focado no corpo do ator, nas diversas técnicas de interpretação e na improvisação. Isso implica num trabalho corporal/vocal e suas possibilidades de comunicabilidade que aposta nas fronteiras entre dança, teatro e performance para a construção de uma dramaturgia”.

Para desenvolver essa proposta, Lisa vai contar com ao apoio da preparadora corporal, Eva de Marchi e do músico e compositor João Bid, componente do extinto Grupo Catavento. A interpretação, no palco, ficará a cargo dos atores Lelis Andrade e Outro Luiz.

Mariana Cordeiro, diretora Municipal de Cultura de Mairinque, lembra que é a primeira vez que a cidade é contemplada com o incentivo do Proac. “Esse grupo fez por merecer. Conheço o trabalho sério desenvolvido pela Lisa Camargo e sei que todo esse pessoal envolvido nesse projeto é muito competente. Tenho certeza que esse trabalho vai engrandecer o nome de Mairinque”, comentou a diretora.

Mariana acrescentou, ainda, que iniciativas como essa são importantes para fomentar e fortificar o cenário das artes cênicas na cidade de Mairinque, bem com proporcionar ao público um teatro diferenciado do habitualmente apresentado. “Mesmo porque, Mairinque não oferece uma temporada de teatro à população desde a década de 90. Esse grupo merece nossos parabéns”, finalizou.