25/5/2015 - Mairinque - SP

Estudantes de Mairinque se formam em projeto de fotografia

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Os alunos aprenderam a usar a foto como forma de se comunicar e transformar sua realidade

Durante o mês de maio, os alunos da Escola Municipal Emília Borges Miranda Pereira, participaram do projeto de fotografia A Imagem da Arte, realizado pela ImageMagica, com patrocínio da CCR ViaOestee apoio da Secretaria Municipal de Educação.

As oficinas começaram em 28 de abril e finalizaram nesta quarta-feira, dia 20, quando aconteceu a cerimônia de formatura e uma exposição com as imagens produzidas durante as atividades. O evento, organizado pelos alunos, celebrou a finalização do projeto com entrega de certificados e discursos de oradores das turmas.

Por meio da fotografia e da linguagem visual, os participantes foram estimulados a perceber a realidade a sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e proporcionando a prática da cidadania no meio em que vivem. "Percebemos que os participantes ficam mais atentos ao que acontece ao seu redor. É uma forma de incentivá-los a se apropriarem do espaço", conta Cristiane Borgo, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.

Atividade

Com o tema “A 7ª Meta do Milênio”, meta proposta pela ONU que diz respeito à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, promovendo a sustentabilidade, os participantes desenvolveram atividades fotográficas com o intuito de estimular o pensamento crítico sobre o assunto proposto.

Mais que apresentar conceitos de fotografia, o projeto A Imagem da Arte aperfeiçoa a questão do respeito ao próximo e trabalho em equipe, desenvolvendo suas potencialidades e mobilização.

ImageMagica

Fundada pelo fotógrafo André François em 1995, a ImageMagica desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos.

Por meio da fotografia, a organização aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo.

A ImageMagica é afiliada à ONU (Organização das Nações Unidas), pelo Departamento de Informação Pública (DPI) desde 2006; suas ações foram premiadas pela International  Union for Health  Promotion and Health Education em conferência realizada pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). André François foi finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation, além de receber importantes premiações nacionais e internacionais, como as organizadas pela Fundação Conrado Wessel, Syngenta, entre outras. Saiba mais em: www.imagemagica.org.