12/11/2014 - Mairinque - SP

Escovação de dentes e banhos nas escolas municipais

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Escovação de dentes e banhos nas escolas municipais

Em virtude da crise de abastecimento que afeta o município, a Secretaria de Educação adotou uma série de medidas temporárias para coibir o desperdício de água nos estabelecimentos de ensino.

Na Escola Municipal Thereza Cristina Whitaker Ribeiro de Lima, localizada no Jardim Cruzeiro, a direção da escola decidiu interromper a escovação dentária dos alunos. Essa medida foi comunicada aos pais, por meio de nota enviada no dia 4 de novembro, terça-feira.

A interrupção da escovação, avaliada na mesma semana como “excesso de zelo” pela própria Secretaria Municipal de Educação, foi cancelada pela Prefeitura ainda na mesma semana. A escovação já foi retomada na escola em questão no início desta semana, dia 10.

A interrupção da escovação teve vigência de três dias úteis e atingiu apenas as 170 dos alunos da rede municipal.A decisão de parar a escovação foi um fato isolado ocorrido apenas nessa escola efoi duramente criticado pelo prefeito Binho Merguizo, que, inclusive, é cirurgião dentista.

“As campanhas de conscientização para o uso racional da água, com carros de som percorrendo as ruas da cidade, o noticiário constante na mídia e a situação dos nossos mananciais, têm gerado um clima de pânico entre as pessoas. No meu entender, isso talvez explique a precipitação em interromper a escovação na escola. Como prefeito e como dentista, tenho ciência da importância da escovação para a saúde bucal das crianças. A situação já foi normalizada e prosseguiremos, inclusive, com nossas campanhas de incentivo à higienização bucal em todas as escolas da rede”.

Os números

Mairinque conta atualmente com cerca de 2 mil alunos no ensino infantil, desse montante, 1.600 entram no período da manhã, das 7h30 às 12h, ou no vespertino, das 13h às 17h. Ou seja, esses alunos só deixaram de fazer a escovação na unidade de ensino, nesse período de interrupção, porque a prefeitura de Mairinque mantém um programa de higiene bucal, onde além de orientação as crianças recebem um “kit” com escova, estojo e creme dental. Mas devido ao horário, as mesmas fizeram a escovação em suas residências, nesses três dias de contenção de água.

No ensino infantil integral, são 400 alunos divididos em três escolas, que entram às 7h30, voltando para suas moradias às 15h30. A Escola Municipal Thereza Cristina Whitaker Ribeiro de Lima, com 170 alunos, foi a única a suspender a escovação.

Suspensão dos banhos

Essa medida, adotada apenas na E.M. Ida Ponsoni, não partiu da Secretaria de Educação e a mesma, também, foi cancelada pela prefeitura tão logo chegou ao conhecimento do Prefeito Binho. Essasituação durou apenas dois dias e já está normalizada.