2/4/2015 - Mairinque - SP

Com o tema “Plante árvores, plante água”, a Semana da Água em Mairinque buscou conscientiz

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A Semana da Água em Mairinque foi marcada por uma série de atividades programadas pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, voltadas principalmente à conscientização da população acerca do uso consciente da água, da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

A série de eventos aconteceu de 23 a 28 de março, e foi marcada por plantios de árvores em diversas regiões do município (foram plantadas aproximadamente 150 mudas e doadas outras 150), a realização da Feira da Água e a 1ª Feira de Trocas. Em todos esses eventos circularam centenas de pessoas, todas elas recebendo as informações do teor da campanha.

Participaram dos trabalhos da “Semana da Água”, os alunos das escolas públicas municipais Profª Laraíne de Cassia Aguiar Rodrigues Valdrez  do bairro Reneville e Profº Manoel Martins Villaça do Centro. Vale ressaltar que o projeto de restauração de uma área localizada no bairro Reneville, onde há uma nascente, foi detalhadamente analisado e definiu-se pela continuidade do controle do projeto à comunidade, em conjunto com as escolas públicas. Uma importante medida também ficou acertada: fazer plantios de árvores no local, até o final deste ano, que irá cobrir toda a área da nascente.

Feira de Trocas estimulou a população

A 1ª Feira da Troca de Mairinque, que também fez parte do calendário da ‘Semana da Água’, atingiu plenamente os objetivos buscados pelos organizadores. Um bom público compareceu à Praça da Matriz no último sábado, dia 28, levando seus pertences e concretizando diversas permutas, sem o uso de dinheiro, que era a principal proposta da feira. Segundo os organizadores,a intenção agora é levar a feira de trocas aos demais bairros do município, e para isso contatos já estão sendo feitos.

Agradecimentos aos colaboradores

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Mairinque agradece as entidades e pessoas que colaboraram para o sucesso dos eventos transcorridos dentro da ‘Semana da Água’. São elas: Saneaqua Mairinque, E.M. Profa. Laraine de Cassia Aguiar Rodrigues Valdrez, E.M. Prof. Manoel Martins Villaça, UTEP – Usina de Tratamento Ecológico de Pneus, Departamentos de Cultura e Comunicação, Coletivo 09 Intervenções Urbanas, Feira Traga e Troque – São Roque, Comunidade do bairro Reneville, Associação de Moradores do Reneville e Vereadora Déia.

“A Semana da Água deste ano foi um importante passo para a conscientização da população sobre a relação entre as árvores e a disponibilidade de água. Especialmente porque as ações de plantio foram realizadas por crianças, que puderam, sobretudo, apreender esse ensinamento tão fundamental. Fechamos a Semana com a 1ª. Feira da Troca que foi muito positiva, pois muita gente participou e juntos refletimos sobre a relação entre consumir e trocar”, frisou a diretora do Depto. de Meio Ambiente Alice Martinez.

O Prefeito Binho Merguizo parabenizou o sucesso da iniciativa e destacou a importância de se conscientizar a comunidade sobre a preservação do meio ambiente e o uso racional dos nossos recursos naturais.