Quinta-Feira, 2 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

4/3/2016 - Mairinque - SP

GC de Mairinque está certificada pela Secretária de Segurança




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A Guarda Civil Municipal de Mairinque (GCM), desde o início desta semana, já está de posse do seu Certificado de Registro para Funcionamento da Guarda Municipal. O documento, assinado pelo delegado de polícia Wiliam Medeiros, da Divisão de Produtos Controlados e //registros Diversos (DPCRD), cadastra a GCM de Mairinque para atuar em 2016 com um efetivo de até 62 guardas.

A instituição funcionava sem o Certificado de Registro desde 2008, fato que foi descoberto em dezembro de 2015 quando a Guarda Civil Municipal de Mairinque participou da formatura do Curso de Oficiais Inspetores, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

Para corrigir essa falha, imediatamente, o comandante da Guarda mairinquense, Elialdo Rodrigues da Paz, endereçou o ofício GCM-124/2015 ao delegado Francisco Norberto Rocha, comandante da Guarda Civil Municipal de São Paulo com a solicitação de “credenciamento dos guardas civis municipais de Mairinque”.

Uma vez a CGM credenciada, a Prefeitura de Mairinque está apta a iniciar os trâmites administrativos para a aquisição de coletes balísticos reivindicados pelos servidores desse setor. Os GCMs iniciaram uma paralisação na semana passada, até o recebimento dos coletes. A chegada desses equipamentos é condição para que os guardas civis retornem ao trabalho.

O prefeito Binho Merguizo solicitou à GCM que os servidores  mantivessem os serviços de orientação ao público em próprios públicos como Biblioteca, Pronto Atendimento, Paço Municipal e Casa do Cidadão. Por meio do Sindicato dos Servidores Municipais, a GCM informou que não atenderia o pedido do prefeito e se manteria “aquartelada” enquanto não chegassem os coletes.

A prefeitura já providenciou o processo de licitação para a compra desse material. Está marcada para o próximo dia 11 de março a abertura dos envelopes para a escolha da empresa que fornecerá os coletes.

Na última segunda-feira, 29 de fevereiro, em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Mairinque aprovou o Projeto de Lei 05/2016 que dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 77 mil. O recurso será aplicado na aquisição de colete balístico para a Guarda Civil Municipal, aquisição de uniforme para o pessoal do SAMU e do Resgate, além da manutenção de ambulância e veículos da Guarda Municipal.

Viaturas

Outro argumento utilizado pelos GCMs, é que a frota está sem condições de locomoção. Segundo o Secretário da Casa Civil, Roberto Gemente, “hoje (quarta), em reunião com o subcomandante da GCM, Sr. Monteiro e o chefe de Frota, Sr. Rogério, ficou definido um cronograma de manutenção de todas as viaturas da Guarda Civil Municipal”.

Ele esclarece, ainda, que a guarda conta atualmente com quatro viaturas em funcionamento e um efetivo de 35 servidores que trabalham em quatro turnos, ou seja, a média é de menos de nove guardas por plantão, e que cada viatura deve sempre ter dois membros, sem contar que existem servidores que fazem trabalhos internos. Se cada dois saírem ao mesmo tempo, o número de viaturas ainda assim, será o suficiente.

“E tem mais – acrescenta o secretário - um dos veículos que está parado em péssimas condições está destinado a leilão. Portanto, a falta de viaturas não é um problema”. Roberto lembra ainda que a primeira reivindicação da categoria era um aumento de 20% de adicional de periculosidade, totalizando 100% sobre o salário base, que foi atendido prontamente pela atual administração. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.