Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

6/11/2015 - Mairinque - SP

Crise na Santa Casa sobrecarrega atendimento no PA de Mairinque




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A crise que afeta a Santa Casa de São Roque, agravada pela greve dos médicos, começa a sobrecarregar o Pronto Atendimento Municipal de Mairinque (PA). Desde que a Santa Casa passou a atender apenas casos de urgência o movimento no PA mairinquense cresceu cerca de 25%. Do dia 30 de outubro até 4 de novembro o PA de Mairinque atendeu 119 pacientes de São Roque.

O prefeito de Mairinque, Binho Merguizo, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Vanessa Paulino, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, dia 4, em Alumínio, com prefeitos e representantes da área de saúde dos municípios de São Roque, Araçariguama e Alumínio. Também participaram da reunião os novos interventores da Santa Casa, Francisco Tibiriçá e Fabíola Brandão.

Vanessa Paulino e Paulo Pimenta, respectivamente secretários de saúde de Mairinque e Alumínio, externaram suas preocupações com a redução no atendimento da maternidade da Santa Casa de Roque. As duas cidades têm esse hospital como referência para essa especialidade médica. Já Araçariguama vale-se, principalmente, do Hospital São Camilo, em Itu.

Os interventores da instituição, Francisco Tibiriçá e Fabíola Brandão, informaram que a funcionamento da maternidade do hospital deve estar normalizado nesta segunda-feira, dia 9. De qualquer forma, os gestores dos três municípios intensificam as gestões junto à Divisão Regional de Saúde de Sorocaba (DRS) para a adequação da Programação Pactuada e Integrada (PPI) à realidade dos quatro municípios.

A PPI, na área do SUS, tem a função de definir, a partir de critérios e parâmetros previamente, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Existe unanimidade de que o dinheiro repassado pela União e pelo Estado é insuficiente para atender as demandas básicas de saúde pública.

Na próxima semana, gestores de saúde de Mairinque, Araçariguama, São Roque e Alumínio voltam a se reunir para discutir a possibilidade da criação de um “consórcio regional” que atenda as expectativas, de forma que o resultado seja bom para todas as cidades e seus moradores.

Um dos obstáculos apontados para a efetivação do consórcio é o sistema de “dupla porta” que existe na Santa Casa de São Roque. Em outras palavras, para que esse consórcio aconteça é preciso definir os recursos direcionados à instituição que, no mesmo prédio, atende usuários do SUS e pessoas que possuem planos de saúde ou que podem pagar pelos serviços prestados.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.