Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

21/5/2015 - Mairinque - SP

Coordenadora do Ministério da Cultura diz que Mairinque perderá repasses com a lei




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A Câmara Municipal de Mairinque aprovou na sessão ordinária desta última segunda-feira, dia 18, o Projeto de Lei nº 59/2015-L, de autoria do vereador Robertinho Ierck (PRP) que institui o Sistema Municipal de Cultura e suprime o caráter deliberativo do futuro Conselho Municipal de Cultura.

Ao tomar ciência da modificação do projeto feita pelos vereadores, com a supressão do caráter “deliberativo” do Conselho Municipal de Cultura, Mônica Fonseca Wexell Severo, coordenadora de Gestão e Articulação do Ministério da Cultura - Representação Regional de São Paulo (RRSP) - enviou um texto por email ao Fórum de Cultura de Mairinque.

Nesse texto, Mônica Fonseca lembra que para ser integrada ao Sistema Nacional de Cultura, Mairinque comprometeu-se em instituir Conselho, Plano de Trabalho e Fundo Municipal de Cultura. “No momento de repasses de recursos do Fundo Nacional de Cultura para os fundos municipais, farão jus aos repasses aqueles municípios que tiverem realizado o acordado. Em outras palavras – reitera a coordenadora - municípios que não se adequarem podem não receber os referidos repasses”.

O Projeto de Lei nº 59/2015-L foi registrado como um substitutivo ao Projeto de Lei n° 11/2015, de autoria dos próprios artistas em Fórum apresentado pelo Executivo Municipal, que dava caráter deliberativo ao mesmo Conselho Municipal de Cultura. Agora a propositura vai para a sanção ou veto do prefeito Binho Merguizo.

A decisão de vereadores contrariou a classe artística mairinquense que promete não dar sossego ao Legislativo até que essa decisão seja revertida. Na noite de terça-feira, dia 19 de maio, na sede do Centro de Municipal de Educação e Cultura de Mairinque (CEMEC), a diretora municipal de Cultura do Município, Mariana Cordeiro, reuniu-se com cerca de trinta artistas e promotores culturais da cidade para discutir a questão.

“Do modo como foi aprovado, o Conselho Municipal de Cultura apenas consultivo, sem a força da deliberação, não terá as ferramentas para exercer o controle social e diminuirá nossa pontuação nas reivindicações junto aos ministérios das Cidades, da Cultura e demais entidades que nos dão suporte técnico e nos passam recursos”, explicou Mariana.

Durante a reunião no CEMEC o grupo prometeu realizar uma série de manifestações para mostrar sua indignação à população. Os presentes na reunião também registraram seu repúdio à fala do vereador Ovídio Alexandre Azzini que, na sessão da Câmara do último dia 13 referiu-se aos artistas locais como “aquela meia dúzia de ‘boca aberta’ que não trabalha e que veio encher o saco aqui no dia da audiência”.

Também contrário à natureza deliberativa do Conselho Municipal, Rodrinho da Imobiliária colocou que o Executivo Municipal está atrasado na formação do Conselho Municipal de Saneamento Básico e, por isso, não tem autoridade para exigir a formação do Conselho de Cultura.

A vereadora Ildeia Maria de Souza rebateu a justificativa de Rodriguinho e explicou que Conselho Municipal de Saneamento Básico não foi formado porque, a exemplo do Conselho de Cultura, os vereadores alteraram o projeto e enfraqueceram as prerrogativas dessa instituição.

 

Vereador Robertinho Ierck, autor do projeto substitutivo que foi aprovado com apoio da oposição



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.