Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

6/11/2014 - Mairinque - SP

Cerimônia das velas encanta mais uma vez milhares de pessoas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Dezesseis mil velas iluminaram o Cemitério Municipal de Mairinque na tradicional Cerimônia das Velas que aconteceu no último sábado, dia 1º, um verdadeiro espetáculo de luz e belas imagens de fé, que finalizou as comemorações dos 124 anos de fundação de Mairinque e que faz parte do calendário oficial de eventos do município.

Em seu 16º ano de criação, a cerimônia deste ano apresentou um novo figurino, com a apresentação de seis atos religiosos e um sétimo ato de tema livre, mas que manteve as tradições e o mesmo brilho que encantou um público de milhares de pessoas da cidade e de municípios vizinhos, que homenagearam seus entes queridos em uma cerimônia única em toda a região.

Por volta das 19h, Edmundo de Souza Figueiredo, criador da cerimônia e coordenador do cemitério, pediu ajuda aos voluntários que somado ao trabalho dos funcionários do cemitério, acenderam as velas que foram distribuídas em todas as ruas do campo santo.

Às 20h, uma pequena procissão percorreu umas das alamedas centrais do cemitério, tendo à frente o padre Alexandre Augusto Siles, que celebrou uma missa no local. Em seguida aconteceu o primeiro ato que foi o acendimento de dezesseis tochas simbolizando os dezesseis anos de criação do evento. O segundo ato foi na Capela Nossa Senhora do Carmo, com a visualização da imagem da santa, em meio ao jogo de luzes e fogos de artifício.

O terceiro e quarto ato foram respectivamente a descida do manto e assim o surgimento das imagens de Nossa Senhora Aparecida e Jesus Cristo. Na capela São Benedito foi vislumbrada a imagem do santo ao meio de fogos e luzes. O último foi marcado pela queima de fogos de artifício disparados do local, ao lado da Capela São Benedito, onde antes havia um cruzeiro.

A festa foi finalizada com o sétimo ato de tema livre, uma grande queima de fogos, que durou aproximadamente dez minutos e iluminou o cemitério juntamente com o brilho silencioso de todas as velas.

“Estou muito feliz com o resultado, pude ver a alegria na reação das pessoas e a beleza dessa cerimônia e assim agradeço a colaboração de todos que ajudaram para a realização desse evento”, finalizou Edmundo.

Como tudo começou

Edmundo conta que em 1997, às vésperas do Dia de Finados, ao ir embora do cemitério depois de preparar o local para a missa de Finados, percebeu que havia algumas velas acesas no local e que essa luz deixava o cemitério calmo e bonito. “Eu queria dar vida ao cemitério e desmistificar que o local é um lugar que dá medo e tristeza, aí tive a ideia de fazer essa cerimônia”, explica o coordenador.

Então, desde 1998, o evento é realizado todos os anos, no dia 1º de novembro, sempre nos mesmos moldes, velas acesas em todas as ruas do cemitério, missa, fogos de artifício e luzes.

Túmulos mais visitados

As duas sepulturas mais visitadas do cemitério são do saudoso e muito conhecido Joaquinlão e da menina Maria de Lourdes.

Joaquim de Oliveira, o Joaquinlão, foi um personagem folclórico na cidade. Algumas das pessoas que o conheceram contam que, com sete anos de idade, levou uma surra do seu padrasto e acabou ficando com problemas mentais. Tornou-se o fogueteiro da cidade e participava de todas as cerimônias religiosas.

Joaquinlão era negro e alto, tinha o costume de repetir em voz alta o nome de várias cidades do mundo, exceto Boston e Chicago, que dizia que eram nomes feios. Joaquim morreu em 1979 aos 77 anos,vítima de insuficiência respiratória.

Maria de Lourdes Rêgo morreu queimada em 1951, aos oito anos. Enquanto sua mãe lavava roupas, ela foi esquentar a mamadeira para um dos seus irmãos no fogão a lenha e acabou ateando fogo à própria roupa. O túmulo dela recebe cerca de 600 visitas por ano e muitas pessoas deixam bonecas e brinquedos no local em agradecimento pelas graças alcançadas por sua intercessão.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.