Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

21/9/2015 - Mairinque - SP

Biblioteca Municipal de Mairinque comemora 19 anos de criação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

No próximo sábado, dia 19, a Biblioteca Municipal de Mairinque Geraldo Mayela de Oliveira, completa 19 anos de criação. Nesse tempo o local ofereceu aos seus 186.050 usuários um acervo com cerca de 12 mil livros. A Biblioteca também disponibiliza jornais da região como Cruzeiro do Sul, O Democrata, Folha de Mayrink e Jornal da Economia.

A Biblioteca foi formada por volta da década de 80 com o acervo da antiga biblioteca da Sociedade Recreativa Mairinque, na ocasião foi aproveitado o acervo de livros pertencentes ao município desde 1989.

A Biblioteca Pública Municipal “Geraldo Mayela de Oliveira” foi criada pela Lei nº 2000 de 19 de agosto de 1996. Aqui, cabe ressaltar uma curiosidade, pois primeiro a biblioteca recebeu um nome e depois ela foi criada, tanto que a lei que nomeia a biblioteca  é a de nº 1989 de 15 de agosto de 1996, em que denomina a Biblioteca Municipal “Geraldo Mayela de Oliveira”.

 

Patrono

A Biblioteca tem como patrono Geraldo Mayela de Oliveira, que nasceu em Pindamonhangaba (SP) em 7 de outubro de 1919, na fazenda “Haras Paulista”, vindo a residir em várias cidades, dentre as quais Xavantes, onde passou sua infância e adolescência. Com o falecimento de seu pai, Ezequiel Sebastião de Oliveira, mudou-se para Sorocaba onde, em 1935 iniciou sua carreira na Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) hoje Fepasa, na função de estafeta.

Após três anos retorna a Xavantes, onde continua a trabalhar, na EFS. Por motivos de saúde, foi para São Paulo a fim de tratar-se. Na época fixa residência nessa cidade, e afasta-se do trabalho.  Recuperado vai trabalhar na Estação Júlio Prestes.

Em 1947 veio para Mairinque, onde casou-se com Terezinha Maria Bertolini de Oliveira em 1950, tendo dessa união nascido seu único filho José Geraldo de Oliveira, falecido 30 de agosto de 2015.

Em 1958 mudou-se para Osasco e após dez anos retorna à Mairinque.No final da década de 60, recuperou a Biblioteca da Sociedade Recreativa Mairinque, catalogando os livros e disponibilizando-a ao público. Alguns anos depois essa biblioteca foi extinta.

Geraldo foi responsável pela Biblioteca da Estação, depois foi ajudante de Caixa e finalmente Chefe de Serviço. Aposentou-se em janeiro de 1968. Também organizou e fundou a biblioteca da EEPSG “Profa. Altina Júlia de Oliveira”, que atendia os estudantes da Instituição e também ao público em geral. Colaborador ativo da Paróquia de São José, faleceu em 23 de novembro de l986.

 

Serviços oferecidos

A Biblioteca oferece serviço de Circulante, ou seja, empréstimo a domicílio de livros para os sócios nela inscritos. Exposições, hora do conto, orientação à pesquisa e mediação da leitura. Dispõe de computadores para consultas com a finalidade de pesquisa.

Para ficar sócio da Biblioteca é só levar duas fotos 3x4, RG ou Certidão de Nascimentos e um comprovante de residência atual (conta de luz, água ou telefone).

O endereço da Biblioteca é Rua Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, nº 315, Centro (ao lado da Casa de Tintas) – Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

 

Programação especial de aniversário

Para comemorar essa data tão especial, o Departamento Municipal de Cultura programou uma série de atividades para todas as idades e gostos. O Projeto se chama “Escutando e lendo histórias...” que tem como proposta divulgar a leitura através da arte de contar histórias, além de comemorar os 210 anos de Hans Christian Andersen (1805-1875), o célebre escritor infantil dinamarquês autor de O Patinho Feio, O Soldadinha de Chumbo e a Pequena Sereia. Serão oferecidas várias oficinas ao público infanto-juvenil, Idosos, profissionais da área de educação e inclusão.

Confira a programação abaixo e participe:

· Dia 21/09 - 9h - Abertura oficial das comemorações, aberto ao público em geral.

· Dia 22/09 - 9h e 14h – Oficina de Caixinhas de Estimação – Público infantil -   (Crianças de cinco a sete anos) - (AGENDAR)

· Dia 23/09 - 14h - Oficina de Leitura Terceira Idade – Grupo Espírito Jovem do CRAS Lagoinhas -   A rosa amarela- Um relato de vida com a escritora e pintora IRACEMA LOPES CÂMARA -  Público Alvo: Terceira Idade.                      

· Dia 24/09 - Poesia e canto coral no Abrigo São Vicente de Paula (apenas para os idosos do abrigo)

· Dia 25/09 - Contando histórias para a APAE (apenas para os alunos)

· Dia 28/09 - 9h e 14h - Autores brasileiros – Público Alvo: Crianças sete a nove anos (AGENDAR)

· Dia 29/09 - 9h e 14h - Dinâmica do Baú – Público Alvo: Crianças sete a nove anos (AGENDAR)

· Dia 30/09 - 14h – Palestra com a bibliotecária Eulalia Maria Camara Lobato  especialista em Andersen em comemoração aos 210 anos de Hans Christian Andersen - Público Alvo: Todas as faixas etárias.

As atividades que precisam ser agendadas entrar em contato pelo telefone (11) 4718-2277 ou pelo e-mail bibliotecamunicipal@mairinque.sp.gov.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.