Domingo, 5 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

14/9/2015 - Mairinque - SP

Após abandonar a pichação jovem vira professor de grafitagem em Mairinque




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Aos dos 20 anos de idade, para escapar do vazio que a morte trágica do pai lhe deixou, começou a pichar muros e paredes da cidade. Munido de um frasco de tinta preta em spray, no breu da noite, dia sim dia não, saía com amigos para rabiscar letras pontiagudas e incompreensíveis nos muros, paredes e viadutos. Em 2014 foi pego pela polícia a acabou na cadeia. Hoje, setembro de 2015, dá aula de Técnicas de Grafite no Departamento de Cultura da Prefeitura de Mairinque.

“Continuo dentro da minha proposta de interação e apropriação do espaço urbano. O que eu fiz foi trocar a pichação pela grafitagem. Continuo me vendo como produtor de sentidos e significados sociais, com a diferença que agora posso fazer isso sem infringir as leis e, ao mesmo tempo, com a chance de ensinar minha técnica e orientar outras pessoas interessadas nesse tipo de arte”, esclarece Bruno Felipe de Souza Almeida, 22 anos, morador do Jardim Flora.

Bruno não se sente à vontade para criticar os companheiros pichadores. Esclarece, todavia, que antes “a coisa se resumia em demarcação de território e prazer de correr riscos. Acho que era uma forma que eu encontrava de fugir da realidade. Foi uma fase que já passou, agora quero investir nesse projeto de deixar a cidade mais bonita”.

A mudança de rumo na vida de Bruno teve início quando conheceu a produtora cultural Gisele Bertolini, pelo Facebook. Ela interessou-se pela história e o procurou para saber mais sobre seus percalços com a polícia. Ciente do ocorrido e de que poderia fazer algo por ele, Gisele o apresentou a Mariana Cordeiro, diretora do Departamento Municipal de Turismo.

Mariana não teve dúvidas. Mairinque precisava de alguém que pudesse atender uma velha reivindicação de jovens interessados em desenvolver a arte da grafitagem. Hoje Bruno dá aulas para mais de vinte alunos no centro da cidade e na Vila Barreto. As aulas são ministradas no Centro Municipal de Educação e Cultura (CEMEC) às quartas-feiras, das 18h às 21h e no Polo Cultural da Vila Barreto, às terças-feiras das 16h30 às 19h30.

Bruno quer toda sua galera munida de sprays, pincéis, rolos, brochas e espátulas pronta para mostrar sua arte em outubro, no 125.º aniversário da cidade, quando ele pretende realizar em Mairinque um encontro de grafiteiros da região. “Nossa ideia é dar um presente para a cidade e vamos fazer isso do jeito que sabemos fazer, isto é, deixando-a mais bonita”, promete o professor.

Interessados em participar das aulas podem obter informações no CEMEC, pelo telefone 4718-6178 e no Polo da Barreto, 4718-5078. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.