Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019

18/9/2019 - Mairinque - SP

Adoção é tema de palestra realizada no CRAS da Vila Barreto




O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da Vila Barreto recebeu na terça-feira (11) a Juíza da 1ª Vara Civil de Mairinque, Camila Mota Giorgetti, para uma palestra sobre adoção. No encontro, além dos funcionários da instituição, estiveram presentes servidores do CRAS do Bairro Três Lagoinhas, representantes do Conselho Tutelar e moradores.

Durante o bate-papo, a juíza abordou os processos de adoção, a diferença entre “abrigo” e “orfanato”, os casos de crianças em estado de vulnerabilidade social no município, os direitos que são assegurados pela legislação e as estatísticas que envolvem o assunto no país. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, existem no Brasil aproximadamente 47 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Além disso, com o envolvimento dos presentes, a conversa acabou partindo para outros assuntos, dialogando sobre violência, fortalecimento de vínculos, as consequências psicológicas desse processo, tanto para o adotante, como para o adotado, e o próprio trabalho desenvolvido pelo CRAS, uma vez que é a instituição responsável pelo serviço de proteção em núcleos familiares desestruturados. 

Segundo Camila, os assuntos estão relacionados com o tema, pois só existem crianças na fila de adoção devido às problemáticas citadas. “Acabamos envolvendo outras problemáticas em nossa discussão e eu acredito que essa troca de informações é extremamente importante para trazer, cada vez mais, a população para dentro do CRAS”.

“Da minha parte, apesar de ser do Poder Judiciário, considero que essa proximidade com os moradores desmistifica um pouco a imagem de que o juiz é um ser inatingível. Para mim, isso é o mais gratificante”, finalizou a juíza. 

Márcio Miguel Silva, acompanhado de sua esposa Roselane Oliveira, ambos moradores do Bairro Setúbal, comenta que essa palestra foi extremamente esclarecedora. “A palestra trouxe muitas informações para nós que já estamos na fila e aptos à adoção. Tratar esse tema é fundamental, principalmente pensando no lado das crianças e adolescentes que precisam ter como base o amor e carinho para poder desenvolver sua vida da melhor forma”. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.