Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

2/12/2014 - Mairinque - SP

1ª Feira Cultural da Escola Maria Ignês Blanco Abreu superou expectativas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

A 1º Feira Cultural MIBA, da Escola Municipal Professora Maria Ignês Blanco Abreu, do bairro Nova Mairinque, foi um evento destinado aos alunos do fundamental II daquela unidade de ensino, transcorrido na manhã do último dia 28, sexta-feira. A feira foi aberta a toda comunidade escolar e superou as expectativas em termos de público e também na qualidade dos trabalhos apresentados.

Foi uma manhã de muitas atividades pedagógicas e culturais, com objetivo de destacar os trabalhos e experimentos nas diversas áreas do conhecimento, fomentando habilidades cognitivas e artísticas. Foram utilizadas para isso as diversas linguagens como ferramenta para desenvolver potencialidades de expressões, competências e habilidades. Tudo visando o reforço dos conteúdos estudados durante o ano.

Entre as diversas modalidades da feira destacam-se: habilidades de criação, produção, organização e apresentação de trabalhos e experimentos pelos alunos; e elementos presentes na formação humana, construídos pelo professor. Não houve competição entre os trabalhos, pois o objetivo era disponibilizar uma ampla amostragem das habilidades dos alunos. 

Confira as principais atividades do evento

  • Português - Feira de troca de livros/gibis/revistas, reaproveitamento alimentar e o desperdício da água, palestras sobre o uso consciente da água e prevenção de acidentes domésticos.
  • Matemática (Profª Mônica, Daniele e Joisse) - Demonstrações do teorema de Pitágoras (bibliografia de Pirâmides), demonstrações de volumes e comparações (Pirâmide e cubo), plano cartesiano (bibliografia de René Descartes) e Arquimedes: cilindro (volume e área, bibliografia de Arquimedes). Demonstrações do perímetro da circunferência (π), razão (densidade demográfica), história das embalagens e do alumínio, jogos de raciocínio lógico envolvendo as 4 operações, construção de figuras espaciais geométricas, tenda mística de numerologia pitagórica.
  • Geografia (Prof. Aristides) - O ciclo de água e Rio Amazonas.
  • História (Profª Eulália) – A trajetória do café no Brasil passando por Mairinque, e o armazém regulador do café.
  • Artes (Profª Gilmara e Neusa) - Exposição de dobraduras.
  • Educação Física (Prof. Paulo) - Avaliação física.
  •  
  • Ciência (ProfªNivia e Sandra) - Aferimento de pressão arterial, experimentos de química (reações e transformações químicas)e física (propagação de ondas), ótica (caleidoscópio, óculos 3D e periscópio), experimentos de pressão atmosférica, centro de gravidade, composição da terra (magma, rocha e solo), vulcão e observações dos minerais e solo pelo microscópio.
  •  
  • Apresentações musicais.
  •  
  • Projeto Social Cubo Solidário - Arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades beneficentes da cidade.

A 1ª Feira Cultural MIBA contou com a coordenação da equipe da Escola Maria Ignês Blanco Abreu, formada pelos seguintes profissionais: Luciana Strob Monteiro de Barros (diretora), Ana Paulo Grando (vice-diretora), Prof. Claudio Coelho (coordenador PEB II), Maria Helena P. Gusmão (orientadora educacional), além dos demais professores, funcionários e colaboradores.  A todos eles nossos parabéns pelo sucesso do evento e pelo excelente conteúdo apresentado pelos alunos. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.