Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

15/6/2016 - Mairinque - SP

Proerd certifica 350 alunos de mais 4 escolas municipais de Mairinque




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Foi marcada pela emoção a formatura de 350 alunos do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas celebrada na tarde desta quinta-feira, 9, no Ginásio de Esportes Chiquinho Bertolini. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito Binho Merguizo, marcou a despedida do cabo Ricardo Justi Camargo como coordenador do Programa em Mairinque.

A coordenadoria do Proerd, no Município, a partir de agora, será ocupada pelo cabo PM, Guilherme Antônio Simões. Justi se afasta do posto para frequentar, nos próximos oito meses, a Escola Superior de Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Receberam a certificação do curso os alunos das escolas municipais Professor Manuel Martins Villaça, Benedita Camargo Valêncio, Professora Dirce Manis Rodrigues e Professor Horário Ribeiro. O evento contou com a presença de professores e diretores da Rede Municipal de Ensino, pais e mães de alunos além da secretária municipal de Educação, Michele Palma e da diretora de Turismo, Mariana Cordeiro.

Marcaram presença no evento, ainda, o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar do 50º BPMI, unidade em São Roque, Carlos Ricardo Ceoloni, ossoldados instrutores do Proerd Flávio Eduardo dos S. Rodrigues e Tiago Sanches Moretti e o vereador Abner Segura.

Em sua fala, Ceoloni ressaltou a “parceria brilhante” do Proerd com a Prefeitura de Mairinque, parabenizou os pais dos alunos pelo apoio e aplaudiu, ainda, a dedicação dos policiais pelo trabalho junto aos estudantes. O comandante aproveitou para fazer um balanço da atuação da PM no Estado e prometeu empenho permanente dos soldados na conscientização das crianças para o perigo das drogas.

O oficial militar lembrou, também, que o Proerd já formou mais de 9 milhões de crianças no Estado de São Paulo, com um trabalho que envolve mais de quatrocentos municípios. “É uma iniciativa exitosa, com resultados concretos que faz a diferença para o futuro da nossa juventude”, atestou.

Binho Merguizo, por sua vez, agradeceu os policiais dedicados ao sucesso desse programa educacional e lembrou dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura como o Programa mais Educação e o ensino Integral. “Essas ações que mantêm os alunos mais tempo nas esco las, aliadas a essa parceria com a Polícia Militar, seguramente são medidas que trazem resultados concretos para o afastamento dos jovens das drogas e para a garantia de um futuro promissor para essas crianças e adolescentes”.

Ao final, Binho agradeceu ao empenho do cabo Justi e colocou que Mairinque está de braços abertos para recebê-lo na cidade após sua promoção como sargento da Polícia Militar. “A dedicação do cabo Justi ao trabalho comunitário e à formação educacional das crianças é reconhecida por todos e sua presença em Mairinque seria uma honra para a cidade”, frisou o prefeito.

O Proerd

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, criado em 1993, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não ao uso de substâncias nocivas à saúde.

Trata-se de um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos corno amigos e pessoas em quem eles podem confiar.Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

 O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA) e o distrito escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.