Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

20/5/2016 - Mairinque - SP

Mairinque moderniza o setor de Tecnologia da Informação




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

Após três anos de estudo, mudanças, criação de novas estratégias, a Prefeitura de Mairinque, conseguiu implantar um novo Centro de Processamento de Dados (CPD), otimizando os serviços prestados, reduzindo os custos e modernizandoo sistema de informática dos prédios públicos.

Em janeiro de 2013 a equipe de TI assumia um departamento em péssimas condições. Os prédios municipais, principalmente o Paço, não tinham infraestrutura (informática, elétrica e de telefonia), haviam computadores quebrados, fios expostos com risco de curto-circuito e pagava-se caro por um serviço que não supria a necessidade.  O custo era muito alto pelo serviço oferecido. A internet era de apenas 4 Mb de velocidade, causando lentidão, falhas e baixa produtividade.

 

Internet mais veloz e segura

A Prefeitura contratou uma empresa para atender a telefonia e a internet com fibra ótica,transmissão de dados e voz, com altíssimas velocidades, além da telefonia, que passou a ter um plano mais justo, economizando quaseum terço do que era pago antes, ou seja, a prefeitura estágastando menos por um serviço muito melhor.

Com o novo contrato, sem aumento nos custos, serão implantados cinco PABX’s, que serão utilizados no Pronto Atendimento, Centro de Saúde, Paço Municipal, Casa do Cidadão e Secretaria de Educação. A rede de dados, que era vulnerável e sem controle de acesso nos próprios municipais de maior tráfego, foi transferida para uma rede virtual privada, protegida através de criptografia, com alto nível de segurança. Além do Paço Municipal, a Secretaria de Educação, Pronto Atendimento, Oficina de Almoxarifado, Secretaria de Assistência Social, Casa do Cidadão e Centro de Saúde da Vila Sorocabana, foram ligados aos servidores.

A instabilidade da rede afetava a emissão de notas fiscais eletrônicas, emissão de segunda via de carnês de IPTU, acesso ao ICMS/DIPAM e outros serviços aos cidadãos. Com o fortalecimento dos servidores, que agora tem um “backup” das informações, as falhas foram reduzidas e protegidas de forma significativa.

 

Internet Livre

Mairinque faz parte do programa “Cidades Digitais”, que prevê a capacitação de servidores para uso e gestão da rede, além de oferecer pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos, sendo o único município do interior aprovado no projeto, que deve realizar a instalação de fibra ótica ao redor da cidade, em pontos predeterminados e pontos de “wifi” nos próximos meses, para que todos  tenham acesso à internet gratuita.

Desde outubro de 2015, a prefeitura implantou internet livre no Paço Municipal, Secretária de Saúde, na Praça do Polo Cultural do Barreto, com velocidade suficiente para atender um grande número de pessoas, usando de recursos próprios, através desse mesmo contrato, de sem custos adicionais. Futuramente o mesmo sistema será implantado na Praça da Matriz (CEMEC), redondezas da Sub Prefeitura de Dona Catarina e Praça Kico & Chico.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.