Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

5/9/2016 - Mairinque - SP

Desde de 2013, Mairinque melhora a gestão de recursos públicos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Instituto Datafolha e o índice FIRJAN de Gestão Fiscal mostram a evolução no equilíbrio das contas públicas de Mairinque 

Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Dado muito interessante é que maior receita não significa melhor eficiência. Pelo contrário, apresentam-se com melhor desempenho aqueles municípios que com menos recursos, fazem mais.

Segundo o estudo, a figura do gestor e seu grau de escolaridade é um diferencial que pode explicar o bom desempenho de algumas cidades.

Mairinque ficou com média 0,477, muito próximo de Sorocaba que obteve média de 0,493, e está na frente de outros municípios da micro região, como: Alumínio, Itu, Araçariguama, Piedade, São Roque e Ibiúna.

O prefeito Binho Merguizo considerou interessante o desempenho da cidade, tendo em vista as dificuldades encontradas pelo seu governo. “Quando assumimos a Prefeitura, em 2013, ela estava endividada e com sua estrutura física deteriorada. Além disso, o País está numa de suas maiores crises econômico-financeiras, o que afeta bastante a arrecadação dos Municípios e aqui não é diferente, mas tenho certeza que, continuando nosso trabalho, com seriedade, planejamento e competência, vamos subir bastante no próximo ranking”, afirma ele.

 

Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF)

 

O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal é um estudo anual construído a partir de dados declarados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, que examina como os tributos pagos pelas sociedade são administrados pelas prefeituras. 

Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dados disponíveis desde 2006.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mairinque Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.